Após a realização da campanha “Reciclar e Transformar, Reciclando o Lixo Eletrônico”, durante o mês de agosto, o Projeto Vida Ir. Maria de Aquino foi ponto de coleta de materiais eletrônicos em desuso, muitas vezes descartados de forma incorreta no meio ambiente. A Cooperativa de Reciclagem de Ubá, RECICLAU, através de seus cooperativados representantes, no dia 14 de setembro, compareceu à Unidade para a entrega dos objetos coletados.
Na oportunidade, os cooperativados da RECICLAU informaram à coordenação sobre a destinação dada a esse tipo de material reciclável. Após triagem do tipo de material, entre plástico, vidro e metal, é triturado o plástico. Posteriormente, os resíduos podem ser vendidos para outras empresas que utilizam os polímeros que constam nesse tipo de produto, são incinerados para gerar energia ou são transformados em plásticos. Os materiais tóxicos são armazenados em tanques próprios, o metal é prensado em máquina e ambos são direcionados a empresas responsáveis em Belo Horizonte-MG. As informações foram compartilhadas com ambos os turnos, posteriormente.
A campanha recebeu diversos objetos, entregues pelas famílias dos atendidos, colaboradores e comunidade: por exemplo, computadores, celulares, TV´s, micro-ondas, aparelho de telefone fixo, carregadores, dentre outros.
Essa ação teve por objetivo contribuir com a conscientização ambiental, reflexão sobre o consumismo desenfreado de novas tecnologias, sem a preocupação com a geração massiva de lixo descartado em nossa “Casa Comum”. Trata-se de materiais que, em sua decomposição, produzem toxinas, poluindo solo, águas e matas, tornando-os improdutivos e inconsumíveis, afetando diretamente o desenvolvimento da vida do planeta. O gesto concreto do Ano Jean Gailhac, em prol do cuidado com a Casa Comum, vai de encontro com a ação desenvolvida, pois a prevenção e conscientização são primordiais para a preservação da Terra.
Camila Gumier – coordenadora de Projeto Social