Grandes novidades! – Projeto Vida Padre Gailhac – BH/MG –

Iniciamos o ano de 2024 com muitas novidades, dentre elas, um novo endereço para a unidade de Belo Horizonte. A notícia alegrou os nossos corações, pois é a realização de um sonho iniciado há muito tempo atrás. Iniciaremos em breve o  atendimento no bairro Trevo, bem próximo do bairro Dandara, utilizando o espaço do antigo Noviciado. Um espaço maravilhoso com muita área verde e que ficará ainda mais lindo com as adaptações para que fique com a “cara” e a energia do Projeto Vida.

Quem acabou de chegar também no bairro Trevo foi o CRAS-Dandara (Centro de Referência de Assistência Social). A inauguração foi no dia 28/06. Participaram do evento, personalidades políticas, várias gerências das regionais de BH, ADRA, GEDECON, Frei Gilvander Moreira (liderança religiosa), Instituto Árvore da Vida, famílias e o Projeto Vida. A unidade desenvolveu oficinas de pintura de rosto e recreativas.

O CRAS Dandara é fruto da demanda da comunidade “Como parte do Plano de Regularização Urbanística (PRU) da comunidade Dandara, conquistado através do Orçamento Participativo (OP)”. A  comunidade do Dandara é conhecida pela participação nos movimentos sociais e luta pela garantia e defesa dos direitos.

A  ocupação Dandara existe desde o ano de 2009 e em 2017, foi reconhecida como bairro. É importante  ressaltar que o Sagrado Coração de Maria, sempre esteve presente no território, por meio das religiosas atuando junto às famílias no início da ocupação. As irmãs  Judith Caliman, Maria de Lourdes  Ângela Machado, participaram da primeira celebração realizada na comunidade presidida por Dom Joaquim Mol. Muito comprometidas com a causa, foram presenças no “Dia de Missão” juntamente com outras congregações religiosas e leigas(os).  Realizaram visitas e fizeram convites para as reuniões, pois a sementinha da mobilização para criar a associação dos moradores estava germinando. As noviças do IRSCM, que moravam no território, também atuavam junto às famílias, realizando encontros de catequese. Agora, chegamos nós, colaboradores do Projeto Vida, e como as religiosas trabalharemos para continuar defendo a vida, onde esta esteja ameaçada.

Simone Afonso – Coordenadora Projeto Social