Ir. Justina Pompermayer esteve na Diocese de Guarulhos, São Paulo, para colaborar no retiro dos 60 Agentes da Pastoral em Situação de Rua. O tema do dia do retiro foi uma provocação e retomada da missão, para aqueles que estão neste serviço de animação da vida do Povo de Rua – Por que da minha opção pelos empobrecidos?
Para Ir. Justina, o dia foi gratificante porque viu nestes agentes o desejo profundo de renovar a opção pelos empobrecidos, através do trabalho voluntário com a População de Rua. Ao refletirmos a temática do retiro, a partir do texto do Bom Samaritano, cada um de nós aproximou-se, de forma contemplativa, desta periferia existencial; renovamos a opção por este trabalho e cresceu em nós a certeza de que colaboramos, com nosso trabalho e gestos, com a construção do Reino de Deus junto aos mais pobres.
O texto do Êxodo 3, 7-10, a partir dos verbos vi, ouvi e desci, nos ajudou a perceber o quão Deus é concreto em suas ações. Por isso, não basta dar comida para a População de Rua. Precisamos comer com eles. Tocar no pobre é tocar no corpo de Cristo.