A jornada mundial da juventude é um evento criado por São João Paulo II para promover encontros Periódicos do Papa e de jovens de todos ao lugares do mundo.
Segundo ele, “Todos os jovens devem sentir o cuidado que a Igreja tem para com eles”. Portanto, toda a Igreja, em união com o sucessor de Pedro, deve ser cada vez mais engajada em um nível global, aos cuidados com as juventudes em resposta às suas necessidades e preocupações e às suas receptividades e esperanças.Temos de buscar corresponder às suas e nós devemos comunicar a certeza de que é Cristo…”O caminho à Verdade à Vida e ao Amor na missão geradora de vida de Jesus Cristo”.
É nesta preocupação previlegiada que a Igreja se dirige aos jovens.
Esta parcela do povo de Deus precisa do nosso testemunho. Uma vez que ela é importante, vale muito a pena investir nossa vida no trabalho com as juventudes, pois as juventudes são as pérolas por quem nós vendemos nossos tesouros para encontrá-las como na parábola do tesouro perdido.
A vida da juventude é valiosa para nós, RSCM, para a Igreja e para a sociedade.
A primeira edição da JMJ foi em 1986, em Roma/Italia e a última em 2013, no Rio de Janeiro. Onde houve nosso I° Encontro Internacional das Juventudes SCM, foi em Copacabana.
Neste ano, a JMJ acontecerá em Cracóvia, na Polonia, terra natal de seu fundador, entre os dias 25 e31 de julho. O tema deste ano será: “ Bem aventurados os misericordiosos”, em comunhão com o Ano da Misericordia.
São esperados milhões de jovens do mundo para se encontrarem com o Papa Francisco e juntos rezarem pedindo a interseção de São João Paulo II pela nossa juventude, que é a esperança de uma sociedade melhor para todas as pessoas.em um trabalho efetivo e afetivo.
Ir. Delva Piedade Oliveira, rscm