O mês de junho é marcado pela chegada das religiosas do Sagrado Coração de Maria em Ubá, e pela fundação do primeiro Colégio Sagrado Coração de Maria no Brasil, nesta cidade.
O momento oportunizou para os recém inseridos conhecerem a história, e para os que já conhecem relembrarem e refletirem sobre a importância das precursoras da obra de Pe. Gailhac no Brasil, para a existência do Projeto Vida.
A educadora explicou, por meio de leituras e imagens, as perseguições políticas contra às religiosas em Portugal. Com um cenário vez mais difícil, um grupo Religiosas educadoras da Congregação do Sagrado Coração de Maria parte para o Brasil.
As Religiosas passaram por momentos difíceis durante o seu percurso: fome, algumas doentes e sem lugar certo para ficar. Foram aceitas na cidade de Ubá. Onde chegaram no dia 22 de junho de 1911, lugar escolhido para acolher a primeira unidade do Colégio Sagrado Coração de Maria no Brasil.
O Colégio Sagrado Coração de Maria de Ubá foi o primeiro, de uma rede mundial de colégios “Sacré-Coeur de Marie”, a instalar-se no Brasil, no dia 23 de junho de 1911, pelas mãos de um grupo de religiosas do Sagrado Coração de Maria, vindas de Portugal, lideradas pela Irmã Maria de Aquino, que a acompanhavam as Irmã Santa Fé e Irmã Maria de Assis.
Completando seus 112 anos o Colégio Sagrado Coração de Maria, por meio da missão de Padre Gailhac e do trabalho das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, desenvolve ações que atuam na proteção de crianças e adolescentes. O Projeto Vida Irmã Maria de Aquino é fruto dessa história de comprometimento com a vida humana.
“Eu vim para que todos tenham VIDA e vida em abundância” (Jo10,10)
Sheila Duriguetto – Educadora Social