É uma realidade não só na localidade onde o PVIMA se encontra, mas, também, em diversas cidades do país, principalmente nas áreas de classe média e baixa, a manifestação de adolescentes interessados em iniciar na vida trabalhista a fim de conquistarem uma remuneração para atender suas ambições pessoais e ajudar nas despesas da família.
Infelizmente, ainda é fato que muitos jovens ingressam em trabalhos ilegais e insalubres para suas faixas etárias, devido à falta de informações e oportunidades adequadas. Diante disso, a equipe técnica realizou um momento de conversa, em ambos os turnos, com os pré-adolescentes e adolescentes sobre o Mundo do Trabalho na Adolescência.
Na oportunidade foi esclarecido sobre a legislação referente à proibição do trabalho para menores de 18 anos e as condições possíveis para o ingresso em programas de jovens aprendizes a partir dos 14 anos de idade. A equipe apresentou os programas disponíveis no município de Ubá, além de dicas de como se comportarem em processos seletivos, adquirirem conhecimento, documentação e um breve vídeo dinâmico sobre linguagem corporal na entrevista de emprego.
Foi enfatizada a importância da permanência e continuidade com os estudos. Quanto mais estudarem, melhor estarão preparados para iniciar na vida laboral.
Camila Gumier – Coordenadora de Projeto Social