Pular para o conteúdo

NOTICIAS DA TERRA DO SOL NASCENTE

Ainda no rescaldo da Festa do Sagrado Coração de Maria, saboreando a sua presença maternal, queremos dirigir a todas e cada uma a nossa saudação amiga e orante e partilhar algo da nossa vida e missão.

– Sínodo em Timor

No dia 6 de maio de 2022, a Ir. Teresa e a Ir. Maria participaram do encontro nacional para apresentação do resultado da consulta e reflexão das diferentes comunidades cristãs em todo o Timor-Leste. Houve grande participação dos cristãos.

A Igreja timorense tem grande esperança neste Sínodo, confiante de que trará uma mudança de mentalidade – a passagem de uma Igreja centralizada, para uma Igreja de comunhão, participação e missão, através de uma escuta conjunta, discernimento e ação comum. As críticas e as sugestões servirão de referência no plano e na estratégia pastoral, a curto a e médio prazo.

 Alguns temas de reflexão apontam para uma crescente coresponsabilidade, nomeadamente o diálogo entre a Igreja e a sociedade, o diálogo com outras confissões Religiosas, discernimento e decisão, formação “interior” para a sinodalidade.

– Vivência do Mês de Maio – Tal como em anos anteriores, é tradição aqui, no mês de maio, rezar o terço todos os dias, à noite, nas casas das pessoas. A imagem de Nossa Senhora é levada de casa em casa para visitar as famílias que a desejam receber. Assim, todos os dias, à noite, juntamo-nos na casa onde Ela está, rezamos um ou dois mistérios e acompanhamos Nossa Senhora até à próxima família onde vai ficar até ao dia seguinte. É de salientar a quantidade de crianças que acompanham Nossa Senhora, cantam e rezam com entusiasmo. A Senhora de Fátima é levada pela mãe de família que a entrega à próxima, a qual a acolhe à porta, ajoelha e uma criança coloca pétalas de flores sobre a imagem e a mãe recebe-a beijando a Imagem, envolvendo-a em Tais e coloca num altar preparado no melhor lugar da sua casa. Também nós A recebemos na nossa Casa.

É, para nós, uma experiência rica de proximidade, interpelação e de conhecimento mais real das famílias: o modo como acolhem a Senhora, e nos acolhem na sua casa… por vezes tão pobre, mas tão rica em expressão de alegria e fé tão visível no rosto de quem dá o melhor que tem.

– No dia 15 de Maio fomos participar na grande Celebração da Canonização de São Titus Braseman, da Ordem Carmelita, em Hera/ Dili. Houve uma conferência sobre a vida e testemunho do Santo e uma celebração da Eucaristia muito festiva.  A cerimónia da canonização em Roma foi transmitida pela televisão aos presentes. Uma multidão de participantes na celebração e, em seguida, toda a gente almoçou… E como é normal aqui em Timor-Leste, a festa continuou com danças tradicionais /Tebe tebe e todos dançam.

– 20 anos de Restauração da Independência  

A 20 de maio celebra-se o dia da Restauração da Independência em Timor-Leste. É uma festa com bandeiras do País em todas as casas. Há uma Eucaristia de ação de graças e, no final, a  bênção da Bandeira Nacional que, a seguir, será hasteada com grande cerimónia e simbolismo. A festa no Posto Administrativo envolve todos os sectores do município: Autoridades, Escolas de Zumalai com seus uniformes, representantes dos 8 Sucos (Freguesias) e o povo em multidão. Depois da leitura do discurso do Presidente da República, para o evento, seguem-se as danças tradicionais, – o tebe tebe.

– Dia de Portugal /10 de junho

Estando em Dili, para o encontro vocacional, tivemos a possibilidade de participar, na celebração do dia de Portugal e das comunidades portuguesas. Um momento de grande encontro com tantos (as) portugueses (as) que estão em Timor a trabalhar.  Entre os vários encontros com pessoas que já viajaram connosco, outras que por aqui fomos conhecendo, pudemos contactar pessoalmente e cumprimentar a nossa Embaixadora, em Timor, Doutora Manuela Freitas Bairos, uma Açoreana muito simples, muito empenhada e muito simpática. Prometeu passar, um dia destes, por cá. Cumprimentámos também o Presidente da República, Dr. José Ramos Horta, que também esteve presente.

– Encontro Vocacional

– No dia 11 de junho fomos à escola dos Amigos de Jesus, em Díli para um encontro de Pastoral vocacional com alunas do 10º, 11º e 12º anos. Participaram 36 jovens. Desenvolvemos o tema: “Vocação – caminho a descobrir” e apresentamos o nosso Instituto. As jovens foram recetivas, acolheram-nos bem e participaram com interesse.  Pensamos dar continuidade. “Nós semeamos, plantamos, mas só Deus é que faz crescer”. Tudo entregamos a Deus para que Ele faça germinar a semente lançada.

– Paróquia de Zumalai

 – A 7 de junho a Paróquia de Zumalai acolheu 40 Seminaristas dos cursos de filosofia e teologia do Seminário de Díli (seminaristas das três dioceses de Timor) para uma semana de experiência missionária. Foram enviados às várias capelas e bairros/ comunidades cristãs da Paróquia. O Pároco fez apelo às famílias para acolherem com simplicidade, e se abrirem apoiando esta experiência, colaborando e oferecendo dormida e alimentação. Na nossa comunidade RSCM acolhemos oito seminaristas para dormirem na chegada e na saída.

– OPIAM – Obra Pontifícia da Infância e Adolescência Missionária

A 18 e 19 de junho, realizou-se um encontro de formação para os membros da OPIAM, com a presença da animadora diocesana, Ir Francelina, Canossiana, ajudada por 6 aspirantes, e a secretária. Este grupo ficou alojado na nossa comunidade. Foi um momento de muita participação na paróquia, num total de 115 crianças e adolescentes que, na celebração da Eucaristia final, fizeram o seu compromisso missionário.

E por aqui vai passando a nossa vida!… acrescentado a simplicidade do dia a dia, com os múltiplos imprevistos que todos os dias nos surpreendem: um funeral, uma visita a um doente, ou uma família,… a falta de luz, a falta de água…o acolhimento às crianças e a todos os que por aqui passam. E assim vamos caminhando, com Maria, procurando ser uma presença de proximidade e alegria.

Ir. Delva P. de Oliveira, rscm