Aniversário de Pe. Gailhac
No dia 13 de novembro, para comemorar o aniversário de Pe. Gailhac, os colaboradores do PVPG realizaram um momento de reflexão e espiritualidade por meio da leitura de uma de suas cartas.
Com o tema “A uma comunidade a quem exorta a viver na presença de Deus” – a partir da leitura foi refletido sobre os valores que nos aproximam de Deus, como: caridade, compaixão e perdão; também falamos sobre o que nos afasta d’Ele.
O instante foi marcado pelas falas das crianças e dos adolescentes, ao reconhecer Pe. Gailhac como um homem de fé, de coragem, de solidariedade e que lutou pelas pessoas.
Após a reflexão sobre a carta, houve uma dinâmica em que cada criança foi convidada a pensar como se estivesse na presença do aniversariante: cada um colheu uma “folhinha” no altar que estava posto ao centro da sala e escreveu uma mensagem de felicidade e de agradecimento.
As “folhinhas” comporão uma árvore que representará Gailhac e toda a obra da congregação, que acontecerá em um momento de acolhida.
O momento foi finalizado com um abraço simbólico em que todos se abraçaram como se estivessem abraçando Gailhac.
Educadores Sociais e Coordenadora
Celebração Consciência Negra
No dia 27/11, aconteceu a culminância dos trabalhos sobre a temática da consciência negra, realizada pelas oficinas de convivência I, II, artesanato e capoeira.
Os trabalhos foram desenvolvidos por meio de conversas, vídeos, construção de painéis didáticas, que motivaram a reflexão sobre a valorização das nossas origens, nossas características e identidade.
Para a culminância, a oficina de convivência I apresentou a história “menina bonita do laço de fita” (Ana Maria Machado) e o poema “gritaram-me negro” ( Vitória Santa Cruz).
A oficina de convivência II apresentou em forma de dança as músicas “Pérola negra” (Daniela Mercury) e “Identidade” (Jorge Aragão).
A oficina de capoeira apresentou a encenação da música “Navio negreiro” (Professor Perninha)
A oficina de artesanato construiu um painel e contribuiu com a construção dos figurinos para as apresentações.
Houve um grande envolvimento de todos os beneficiados(as) com as apresentações, que contaram também com a participação de algumas famílias que vieram prestigiar o evento.
Educadores Sociais e Coordenadora
Jornada Literária do DF
No dia 14/10 as crianças e os adolescentes do Projeto Vida Pe. Gailhac, de São Sebastião, participaram da Jornada Literária do DF, realizada no Instituto Federal de Brasília (IFB).
O evento foi marcado pela apresentação do escritor, ilustrador e performer Ivan Zigg, ganhador do Prêmio Jabuti de Melhor ilustrador. Ivan fez performer de alguns de seus livros, falou sobre a originalidade e criatividade para criação de desenhos e também apresentou alguns livros que ilustrou.
A participação no evento objetivou contribuir para aproximação entre leitor e escritor, visando motivar o gosto pela leitura e o interesse pelo desenvolvimento de habilidades como desenhos e escrita. Durante o evento, os beneficiados interagiram com o artista fazendo perguntas e interferindo nos desenhos.
Uma criança do Projeto Vida foi convidada para ser modelo para desenho de Ivan, que retratou em forma de gatinha, explicando que esse personagem surgiu a partir do seu olhar sobre a menina.
No final das apresentações o Projeto Vida foi contemplado com uma das obras do autor.
Educadores Sociais e Coordenadora
Momento de Espiritualidade com o Coordenador do SOR – Fernando Kotz
No dia 25/11, a equipe do Projeto Vida Padre Gailhac de São Sebastião participou de um momento formativo de Espiritualidade com o coordenador do SOR, Fernando Kotz, que socializou a sua experiência de vivência na França, onde conheceu de forma mais profunda a história e o carisma de Gailhac e seus parceiros mais próximos, Apolônia/Mère Saint Jean e Padre Martin.
A experiência foi compartilhada por meio de roda de conversa e slides com fotos e vídeos. Foram apresentados lugares que fizeram parte da história de Gailhac como: a casa em que ele morou, escola onde estudou, igrejas que frequentou e obras que construiu. Um dos momentos mais marcantes da partilha foi a apresentação da fonte onde Gailhac tinha seus momentos de comunhão com Deus. Outro momento também emocionante foi ver a imagem do coração de Gailhac, em perfeito estado após décadas de sua morte.
Para os colaboradores do PVPG-SS a vivência contribuiu no sentido de aprofundar o conhecimento sobre o carisma do fundador da instituição e motivar ainda mais na continuidade da missão.
Educadores Sociais e Coordenadora