Em agosto será oferecida mais uma Oficina Eletiva na Unidade: EcoAção. A oficina contempla, além dos objetivos específicos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, os compromissos institucionais.
Para iniciar o planejamento da oficina, realizamos um trabalho de campo, onde a educadora social, Amanda Sherida, conheceu o território (comunidade) e os parceiros que comungam com a proposta de “defesa, cuidado e proteção da Casa Comum”. Dentre os parceiros temos: a professora Roseli Correia – coordenadora do Núcleo do Capão; e o artista Tsad (Henrique) que é guardião da Horta Comunitária Clareia Terra, que encontra-se na aérea do Parque do Conjunto Habitacional Lagoa. Tsad é ex-atendido do Projeto Vida. Objetivando formar jovens pesquisadores comprometidos com a proteção e preservação do meio ambiente, em agosto os participantes da oficina receberão capacitação, formação e prática, através da parceria com o Núcleo do Capão, nos seguintes projetos:
– Projeto “Monitoramento de Bacias Hidrográficas – monitoramento da qualidade das águas dos rios”, desenvolvido pelo Projeto Manuelzão e ICB (Instituto de Ciências Biológicas UFMG – Núcleo do Rio das Velhas). Esta formação foi iniciada em 07 de junho por um grupo que irá participar da Oficina.
– Projeto “Macrodrenagens”, desenvolvido por uma mestranda de arquitetura da UFMG/MG;
– Projeto “Monitoramento participativo das águas dos rios urbanos”, desenvolvido pela Agência Peixe Vivo, pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e pela Fundação de Desenvolvimento de Pesquisa.
– Formações desenvolvidas pela GEFAU – Gerência de Fomento à Agroecologia, Agricultura Familiar e Agricultura Urbana, desde a produção das mudas, do plantio, dos cuidados necessários para manutenção da horta, até a comercialização dos produtos.
Colaboração:
Amanda Sherida- Educadora Social
Simone Afonso- Coordenadora de Projeto Social