Pular para o conteúdo

Participação dos leigos na assembleia das religiosas da Área Brasil

Entre os dias 30 de novembro a 03 de dezembro foi realizada, na Casa de Retiro Santíssima Trindade, a Assembleia Geral das Religiosas SCM da Área Brasil. Ao longo desses 4 dias, as Religiosas do Sagrado Coração de Maria, juntamente com um grupo de leigos e leigas representando as obras das Religiosas, vivenciaram experiências significativas e profundas de oração, partilha, acolhida e formação.
O lema da Assembleia Geral foi o “Caminhar juntos em comunhão, participação e Missão”. 
Esse caminhar juntos, visando a um mesmo objetivo e de uma maneira coesa, transparente e sinodal, foi evidenciado e vivenciado ao longo de todo o encontro, trazendo um ambiente de profundo respeito e partilha entre as religiosas e os leigos.
Nos dois primeiros dias tivemos a oportunidade de realizar momentos formativos e de reflexão/ação com as Irmãs Zuleica e Teresinha Del Acqua. Como temas centrais dessas reflexões tivemos a oportunidade de discutirmos temáticas como: Espiritualidade da sinodalidade: dimensão do batismo e seguimento de Jesus; Espiritualidade da sinodalidade: escuta, diálogo, discernimento e cuidado; Sinodalidade: dimensão comunitária e dimensão trinitária da Missão.
Nos dias seguintes pudemos escutar a partilha das comunidades das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, bem como a socialização do que foi realizado ao longo do ano de 2022 pelas equipes da Área Brasil. Vivenciamos, a todo momento, a preocupação e cuidado nas ações
tendo como premissa maior a missão do instituto, que é “conhecer a Deus e torná-lo conhecido, amar a Deus e fazê-lo amado, proclamar que Jesus veio para que todos tenham vida, ” Essa Missão, traduzida em ações concretas e diárias, foi repercutida em cada devolutiva das religiosas e demais colaboradores que estavam presentes.
Para Rita de Cássia Alves, Analista Pedagógica da REAJE – Rede de ação junto aos excluídos, estar lado a lado com as religiosas durante a assembleia RSCM – Área Brasil 2022, foi uma significativa oportunidade para refletir sobre a construção que realizamos juntas/juntos nas diversas frentes de missão. Ela acredita também que, no IRSCM, existe o esforço para que a/o leiga/leigo se comprometa e revista de sentido e significado seu fazer profissional.
Waldemar Bettio, Assessor do Serviço de Orientação Religiosa, também relatou de forma entusiasmada a alegria em participar desse momento da Área Brasil. Ele destaca sobre a importância da abertura, transparência e confiança das religiosas para com os leigos. Acredita que isso é a concretização da Missão compartilhada e a efetivação da sinodalidade, buscando, juntos, melhores caminhos.
Concluindo, para nós, leigas e leigos que nos colocamos a serviço, junto às Religiosas do Sagrado Coração de Maria, podermos estar presentes em um momento tão significativo e estratégico para a Área Brasil é sinal de extrema confiança, tanto na esfera profissional quanto no que se refere à proposta e crença na necessidade de construção de um projeto de vida voltado ao outro, ao bem comum e à casa comum. Em nome de todos os leigos e leigas que se fizeram representados na Assembleia, expresso nossa gratidão e o nosso colocar-se a serviço.

DANIELA AFONSO CHAVES – assessora pedagógica do CAEP (Centro Administrativo, Educacional da Província).