No último dia 13 de julho, celebramos no Brasil os 34 anos da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, e para comemorar esta data tão significativa, promovemos no Projeto Vida da cidade da Serra, no estado do Espírito Santo, o Festival Pipa Poesia.
Durante duas semanas, no decorrer das atividades desenvolvidas nos Grupos de Convivência, as crianças e os adolescentes debateram sobre seus direitos e para elaborar o todo o aprendizado em suas mentes criativas, construíram poesias sobre o assunto. As poesias foram fixadas em pipas, e no dia 13 reunimos as crianças, adolescentes e famílias para um sarau em que os participantes puderam apresentar suas produções aos responsáveis.
Ao final da manhã, cada pessoa presente levou para casa uma pipa e um carretel de linhas, com o compromisso de promoverem um momento de diversão e convivência em família. Nosso objetivo também é: depois que as pipas “avoarem” (momento em que a linha se rompe e a pipa fica à deriva no ar) que ao seguirem seu caminho incerto, a depender do vento, encontrem outras crianças que receberão além da pipa (o brinquedo em si), também um pouquinho de reflexão/informação sobre seus direitos.
Que os direitos das crianças sejam prioridade absoluta, e que estejam sempre ao alcance de todos e todas.
Wellington Fernandes – Pedagogo Social