A Equipe Técnica, através da coordenadora e assistente social, promoveu um momento com ambos os turnos, com o tema “Processo Eleitoral e Simulação de Eleição”, objetivando trazer informações acerca do processo eleitoral no Brasil.
Foi exposta uma cronologia sobre o sistema eleitoral do país, desde as primeiras votações de que se tem notícia, até a implementação das urnas eletrônicas a partir de 1996, permanecendo até os dias atuais. As profissionais enfatizaram a importância da conquista do exercício de cidadania do voto, garantido na Constituição Federal de 1988, e sobre a confiança no processo que a urna eletrônica trouxe, reduzindo praticamente a zero a possibilidade de fraude eleitoral.
Para finalizar a atividade, realizou-se a eleição de candidatos fictícios, através do simulador da urna eletrônica disponível gratuitamente no site do Tribunal Superior Eleitoral. Foi a parte prática, onde as crianças e adolescentes simularam a escolha de representantes municipais (prefeito e vereadores).
A ação promoveu participação, conhecimento, reflexão sobre direitos eleitorais e cidadania.
Camila Gumier- Coordenadora de Projeto Social