No dia 08 de abril, o Projeto Vida da Serra/ES comemorou 24 anos. São anos de resistência e perseverança, trazendo consigo a Missão de seu patrono, Pe. Jean Gailhac, de levar Vida em abundância, onde quer que ela esteja ameaçada.
Este ano nossa comemoração foi diferente. No lugar de uma grande celebração, um momento de reflexão íntima, no lugar de uma grande festa, uma união de corações. E, neste espírito de comemoração, convidamos você para juntos fazermos memória da nossa trajetória.
Há 24 anos, a Comunidade de Jardim Carapina, na cidade de Serra/ES, era uma ocupação, com moradias de madeira construídas sobre um manguezal e, popularmente, chamado de “Jardim Caranguejo”. Lá a infância e a juventude já eram comprometidas pela pobreza e pelo tráfico. Foi neste cenário, cheio de mazelas da exclusão e da desigualdade social, que as Religiosas do Sagrado Coração de Maria receberam o chamado para iniciar uma Obra Social voltada à proteção da infância.
Em uma casa alugada, na Rua Conceição do Castelo, simples e cheia de amor, nasceu o Projeto Vida. Os desafios, na época, eram muitos, mas nada impediu que as Irmãs, acompanhadas de uma pequena equipe, fiéis voluntários e parceiros, mantivessem acesa a chama missionária de Gailhac, mesmo que, muitas vezes, com lama até os joelhos.
Os anos foram passando e na medida em que a Comunidade crescia e se estruturava, crescia também o número de crianças e de adolescentes, que buscavam no Projeto Vida uma forma de sonhar com um futuro diferente. Houve, então, a necessidade de alugar um segundo espaço. Durante um tempo o Projeto Vida funcionou em dois locais, simultaneamente, e as crianças e adolescentes e os educadores passavam os dias de um lado para o outro no Bairro. Ter de transitar pelo bairro, tomando café em um lugar e realizando atividades em outro, não era o ideal, mas a possibilidade de ter mais espaço fez com que todos “tirassem de letra” este desafio.
Em 2004, houve um novo marco na nossa história. As Religiosas adquiriram um terreno e construíram a nova sede. Própria, ampla e pensada em detalhes para atender um número maior de crianças e de adolescentes, com mais conforto e segurança. E é neste espaço, localizado na Rua Alcobaça, que funciona até hoje o Projeto Vida, atendendo aproximadamente 200 crianças e adolescentes e, indiretamente, mais de 160 famílias.
Muito mais que muros, salas, ou pequenos cômodos, o Projeto Vida é feito de GENTE… Religiosas, educadores e educadoras, crianças, adolescentes e famílias, voluntários e parceiros que sempre se dedicaram muito para fazer a Missão mais viva e abrangente.
Aos que vieram antes de nós, que trilharam um caminho de luta e generosidade, aos que chegaram depois e permanecem conosco, resistindo e lutando pela Justiça, Paz e Integridade da Criação, e a todos aqueles e aquelas que nos acompanham e rezam por nós, o nosso MUITO OBRIGADO!
Que mantenhamo-nos unidos, mesmo que fisicamente distantes, pois juntos somos mais fortes.
Vida longa ao Projeto Vida Padre Gailhac!
O trabalho que é feito com nossas crianças faz gerar algo forte dentro delas, que é o Amor. Quando você ama, você une, você constrói e você consegue chegar aonde você quer. (Luzia Bispo, familiar atendida pelo PVPG)
Wellington Fernandes – Orientador de Atividades Socioassistenciais.
Fotos do arquivo da Unidade.