Adolescentes do Projeto Vida Padre Gailhac participam do Clube do Livro promovido pelo Colégio Sagrado Coração de Maria de Brasília
Quem lê, viaja e dá sentido a tudo o que nos cerca. É por meio da leitura que conhecemos novas culturas, realidades, formas de pensar e de ver o mundo sobre os mais diversos ângulos. Na busca por ampliar conhecimentos e desenvolver habilidades de leitura e interpretação textual, adolescentes do Projeto Vida participaram, no dia 24 de maio, da oficina Clube do Livro, juntamente com alguns alunos do CSCM Brasília. A oficina foi uma iniciativa da professora de Língua Portuguesa, Brenda Pereira, e da coordenadora do EFAF e EM, Rosângela Costa. O coordenador do SOR de Brasília, Hudson Rodrigues, foi o responsável pela organização.
A proposta da oficina é incentivar a leitura e promover a interação entre adolescentes das duas instituições. O evento ocorreu na biblioteca da Escola e os adolescentes do PVPG participaram, de forma virtual, no Projeto Vida.
A oficina iniciou-se com a apresentação de todos os participantes. Em seguida, a professora Brenda falou sobre os gêneros textuais e os diversos tipos de leitura. Explicou que muitos livros relatam histórias que podem coincidir com algumas das situações em que vivemos. Usou, como exemplo, a história da Cinderela Chinesa.
A professora indagou, ainda, aos participantes sobre qual tipo de leitura cada um/a gosta. Como motivação de leitura, apresentou dois livros para que pudessem escolher para refletirem no próximo encontro. Os livros apresentados foram A Cinderela Chinesa, dos autores Adeline Yen Mah e José Rubens Siqueira; e o Menino do Pijama Listrado, de John Boyne.
A professora fez a leitura das sinopses dos livros, em seguida fez-se a votação para escolha de uma das obras. A mais votada pelos participantes foi o Menino do Pijama Listrado. Ficou combinado de todos lerem e partilharem as reflexões sobre o livro no próximo encontro. Brenda reforçou que, por meio da leitura, podemos viajar na nossa imaginação e nos fazer pertencentes à história. Finalizou-se o encontro com a avaliação positiva dos participantes.
A realização da oficina veio ao encontro de uma demanda dos atendidos da Unidade Socioassistencial, que tinham solicitado que fosse realizada nos encontros virtuais semanais a partilha sobre um livro ou texto. Agradecemos a todos os envolvidos pela realização da oficina, de forma especial à professora Brenda, à coordenadora Rosângela e às colaboradoras da biblioteca – a bibliotecária Roberta Rocha e a auxiliar de biblioteca, Aline Araújo que, carinhosamente, contribuíram com a seleção e envio dos livros para os atendidos do Projeto Vida.
Vânia Rodrigues e Maria Joseline – educadoras sociais
Françoise Brito – assistente social
Brenda Pereira – professora de Língua Portuguesa