Foi feito um compilado entre as temáticas, “Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão”, “Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras”, “Dia Mundial de Segurança Alimentar” e “Dia da Imunização”, com intuito de mostrar como os cuidados com a saúde devem ser princípio básico, principalmente contra agressões físicas e mentais que se tornam doenças. Uma má alimentação, também nos deixa doentes. Manter o cartão de vacina em dia é essencial, como meio de garantir a saúde e prevenir doenças.
Na grande maioria das vezes, gestos simples, atitudes de respeito e cidadania são ressaltadas no nosso cotidiano. É preciso garantir que as pessoas consigam cuidar umas das outras ou pelo menos informar, a quem possa proteger crianças e adolescentes, de toda e qualquer violação e risco. É um dever de toda sociedade, mantê-los sabedores de seus direitos e recursos também, para que, se necessário, busquem ajuda ou até mesmo ajude alguém.
No Brasil, como meio para garantir legalmente que crianças e adolescentes tenham a proteção necessária para viverem dignamente e com qualidade há o Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA.
Uma coisa é certa, promover uma vida saudável às crianças e aos adolescentes é a forma de garantir a plenitude cidadã em todas as fases de sua vida.
Gláucia Vaz – educadora social