Pular para o conteúdo

<< Voltar

As unidades socioassistenciais mantidas pelas Religiosas SCM no Brasil, são uma forma de atender e concretizar o chamado de Pe. Gailhac, em conformidade com as políticas públicas contemporâneas.  São 04 unidades que desenvolvem o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 06 a 15 anos em situação de vulnerabilidade.

Projeto Vida Padre Gailhac
Serra - ES

Fundado em 1996 pelas religiosas, Ir. Judith Caliman, Ir. Ana Helena Andreão e Ir. Conceição Reis. Localiza-se desde sua fundação no bairro Jardim Carapina, área de mangue que foi ocupada irregularmente na década de 1980. A unidade socioassistencial foi criada em Jardim Carapina por indicação das lideranças comunitárias do bairro, do Centro de Defesa dos Direitos Humanos e dos Padres Combonianos. Na época não existiam no território serviços que atendessem às crianças e adolescentes, além da única escola pública.

Projeto Vida Irmã Maria de Aquino
Ubá - MG

Fundado em 2012 pelas religiosas, Ir. Maria Aparecida Moreira (Paré), Ir. Maria Ângela Machado e Ir. Judith Caliman. Localiza-se na zona da mata mineira, no bairro Palmeiras. Esta unidade socioassistencial foi criada em comemoração ao ano do centenário da chegada das religiosas do Sagrado Coração de Maria ao Brasil. O local para a oferta do Serviço foi definido a partir de indicações da rede socioassistencial da localidade, que apontou este território, por possuir um elevado índice de vulnerabilidade e risco social e por localizar-se em um ponto estratégico, onde seria possível atender a outros bairros no/do entorno

Projeto Vida Padre Gailhac
Belo Horizonte - MG

Fundado em 2003 por Ir. Judith Caliman, com a colaboração de Ir. Maria de Lourdes Machado, Ir. Antonina Martins, Ir. Carlinda da Silva e Ir. Maria Ângela Machado. Localiza-se desde sua fundação no bairro Lagoa, na regional de Venda Nova, em Belo Horizonte. O nome do bairro é referência a uma pequena lagoa que havia na parte central deste, que com o passar dos anos secou e em seu lugar foi construído um campo de futebol. A unidade socioassistencial foi criada nesta localização, pois as religiosas residiam no bairro desde 1992, e preocupavam-se muito com as crianças do território que encontravam-se em situação de risco social. Na época do processo de criação da unidade, as religiosas SCM tiveram o apoio do Pe. Custódio José do Amaral da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe.

Projeto Vida Padre Gailhac
São Sebastião - DF

A unidade nasceu em Goiás na cidade de Aparecida de Goiânia no ano de 1998. Chamava-se Projeto Vida Irmã Maria de Aquino e localizava-se no bairro Jardim Nova Era. Foi fundado pelas religiosas, Ir. Audília da Cunha, Ir. Maria da Conceição Reis, Ir. Geny Alves e Ir. Delva Piedade. No início de 2004 o Projeto Vida Irmã Maria de Aquino, de Aparecida de Goiânia encerrou suas atividades, para, no final do mesmo ano recomeçar em São Sebastião no Distrito Federal sob o nome de Projeto Vida Padre Gailhac. Localiza-se em São Sebastião no bairro São José. O bairro nasceu na década de 1950, mesmo período em que a cidade foi fundada. A região cresceu a partir das olarias que visavam, à época, suprir parte da demanda da construção civil na edificação de Brasília. O local para a oferta do Serviço foi definido a partir de indicações da rede socioassistencial, que apontou o território por possuir um elevado índice de vulnerabilidade e risco social.