Pular para o conteúdo

Reflexões sobre a Semana Laudato Si 2021 e as ações dos Projetos Vida

Nós, das Unidades Socioassistenciais mantidas pelo Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria – Área Brasil, desde sempre, temos um olhar atento às causas ambientais e, em 2015, nossas ações ganharam força com a publicação da “Laudato Si’: sobre o Cuidado da Casa Comum”, escrita pelo nosso querido Papa Francisco. A Encíclica tem nos ajudado a entender melhor que “tudo está interligado”, além de ter colocado a doutrina católica no contexto da crise socioecológica e da emergência climática. 

Foi com alegria que soubemos da Semana Laudato Si 2021 (16 a 24 de maio), ela chegou como uma oportunidade para promover discussões dentro das propostas e ações já planejadas e em execução nas Unidades Socioassistenciais.

Na Unidade de Belo Horizonte – desde 2012 desenvolvem-se diversas ações, onde a Unidade se encontra (bairro Lagoa). Trata-se de um trabalho de conscientização dos moradores sobre a importância da preservação dos recursos naturais da região, além de divulgação e informação para a população. As atividades mais recentes têm sido a implementação da horta Comunitária e do sistema de agrofloresta na área do Parque Ciliar do Capão, onde haverá, além da horta, o plantio de seis mil espécies nativas. Esta ação é coletiva e envolve: o Núcleo do Capão/Projeto Manuelzão, Projeto Vida Padre Gailhac, alunos do curso de paisagismo do Instituto Federal de Minas Gerais (Campus Santa Luzia), Sub Secretaria de Assistência Social (SUSAN-PBH), Fundação Municipal de Parques e a Comunidade do Bairro Lagoa.

Na Unidade de Serra – temos duas frentes de ação que relacionam-se intimamente com a Encíclica Laudato Si e também com a Economia de Francisco e Clara. Na primeira delas: o Projeto Vida mantém em suas dependências uma pequena horta, onde são cultivados temperos e algumas hortaliças. Em tempos de atendimento presencial  entre a complementação de uma salada para as crianças e os adolescentes, e uma pequena doação  o que é produzido é consumido rapidamente. Mas, em tempos de isolamento social e de suspensão de atividades presenciais, houve um excedente de mudas que não teria onde ser cultivadas. Assim, as mudas estão sendo doadas para as famílias atendidas pela Unidade.

A segunda ação nasceu de uma articulação com o Colégio Sagrado Coração de Maria de Vitória. A iniciativa tem como objetivo e como perspectiva valorizar e incentivar a economia solidária do bairro de Jardim Carapina (onde o Projeto Vida se encontra), bem como proteger o meio ambiente do descarte incorreto de óleo de cozinha já utilizado. O óleo arrecadado no Projeto Vida é direcionado ao Projeto Mães de Favela / CUFA – Central Única das Favelas, que é articulado localmente por moradores/as da comunidade. O Projeto Mães de Favela tem desenvolvido diversas ações na comunidade, como: oficinas de fabricação de sabão líquido, pastoso e em barra, tudo à base de óleo de cozinha reutilizado.

Que as nossas ações continuem e frutifiquem. Um aprendizado retirado de nossas ações e da Semana Laudato Si: que possamos continuar cultivando a esperança, com uma postura ecológica, cuidadosa e coletiva.

 

Rita de Cássia Alves – Rede de Ação Junto aos Excluídos

Mirella dos Santos Bastos Del Piero – Coordenadora Projeto Vida de Serra/ES

Simone de Fátima Afonso Pinto – Coordenadora Projeto Vida de Belo Horizonte/MG

Roseli Correia – Coordenadora do Núcleo do Capão