Pular para o conteúdo

Sagrado Coração de Maria: um coração “em saída”

Sábado, 25 de junho de 2022: o mundo cristão-católico celebra a festa do Imaculado Coração de Maria, um dia após a festa do Sagrado Coração de Jesus. Corações unidos no calendário litúrgico, como unidos estiveram em vida. Para o Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, um motivo de júbilo, reflexão e compromisso.

Atualmente, a memória do Imaculado ou Sagrado Coração de Maria é celebrada no sábado seguinte ao segundo domingo de Pentecostes. Como Pentecostes, em 2022, caiu no dia 05 de junho, o segundo domingo após ele foi dia 19 e, por consequência, o sábado seguinte é o dia 25. Nem sempre foi assim, contudo.

A devoção ao Sagrado Coração de Maria é antiga e passou por diferentes fases. Sua origem tem a ver com a relevância de duas passagens bíblicas, referentes a Maria, para as primeiras comunidades cristãs: “Maria conservava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração” (Lucas 2,19) e “Junto à cruz de Jesus estava sua mãe” (João 19,25). Considerando as circunstâncias que as geraram, como não aprender com Maria a importância e a necessidade de discernir os caminhos de Deus nos caminhos da história, dando tempo ao tempo para que aquilo que está obscuro se esclareça e possamos projetar a vida com segurança? E mais! Como não admirar a fidelidade e a coragem de Maria, que se manteve firme e presente junto ao Filho, quando quase todos o abandonaram? Como não fazer dela um modelo a ser seguido, sobretudo nos momentos de angústias e perseguições?