Saúde mental em foco: equipe do Projeto Vida Padre Gailhac- São Sebastião participa de um momento formativo online sobre cuidados essenciais em tempos de pandemia com o psicólogo Rodrigo Sávio, do Espaço Crescerh.
A atual situação de pandemia causada pelo novo Coronavírus colocou a população em isolamento social e afetou de certa forma a saúde mental de todas as pessoas, causando estresse e ansiedade, em alguns mais e em outros menos. Visando o cuidado com a saúde física e mental de todos os colaboradores da Rede Sagrado Coração de Maria- Brasília, a instituição disponibilizou um serviço de apoio psicológico gratuito para atender a todos que dele necessitarem.
Diariamente, mediante serviço institucional, é repassada aos colaboradores da Unidade socioassistencial de São Sebastião uma série de orientações para vivenciarem esse período com mais tranquilidade. Visando chamar a atenção sobre os cuidados fundamentais que se deve ter com a saúde mental, especialmente nestes tempos de pandemia, a equipe do Colégio Sagrado Coração de Maria – Brasília – realizou um momento formativo online com todos os colaboradores do Projeto Vida Padre Gailhac/SS. O encontro foi mediado pelo psicólogo Rodrigo Sávio, do Espaço Crescerh, e contou ainda com a participação do diretor do Colégio, Rodrigo Ferolla.
O momento formativo online possibilitou um encontro para o diálogo e escuta, espaço de motivação e confiança, para compartilhar emoções, experiências e fortalecer os participantes por meio das orientações de como lidar com emoções negativas e potencializar sentimentos positivos. Na oportunidade, o psicólogo ouviu um pouco sobre as angústias dos colaboradores e deu dicas práticas de como superar esse momento atípico de forma mais segura, controlando os processos de ansiedade que são comuns no momento de incertezas que todos estão vivenciando diante da pandemia e suas consequências, sendo a principal delas o isolamento social auto imposto como medida necessária para conter a disseminação do vírus entre a população.
Para o psicólogo, nesse momento também é muito importante saber reconhecer as dificuldades e saber usar as características e habilidades mais fortes para manter o equilíbrio e a saúde mental. Ainda de acordo com ele, fazer atividades físicas em casa, praticar exercícios respiratórios e cultivar hábitos prazerosos pode contribuir para uma melhor qualidade de vida, diminuindo a ansiedade e o estresse.
Segundo o educador social de capoeira da unidade socioassistencial, Wesley Guerra, o momento foi de extrema relevância, diante do contexto em que todos, de certa forma, foram afetados pela ansiedade. É importante que a equipe aproveite a oportunidade que a instituição oferece para ajudar.
Para a auxiliar de serviços gerais, Divanete Soares, a atividade proporcionou um espaço de ajuda mútua relevante, principalmente diante de uma realidade em que todos estão sujeitos a sofrer, direta ou indiretamente, os efeitos da pandemia, o que coloca em risco a saúde física e mental.
Agradecemos a mantenedora por se preocupar com todos os colaboradores da unidade socioassistencial e, por extensão, proporcionar um ambiente tão produtivo e agradável que foi a live, resultando em impactos positivos para os que dela tiveram a oportunidade de participar.
Ressaltamos, por fim, que tais momentos serão sempre bem acolhidos por toda a equipe de colaboradores da unidade socioassistencial.
Vânia Fonseca (Educadora Social) e Lidiane Jácome (Coordenadora de Projeto Social).