Pular para o conteúdo

Semana Laudato Si 2024 – Sejamos Sementes de Esperança e de Novos Hábitos – PROJETO VIDA IRMÃ MARIA DE AQUINO – UBÁ/MG

A Semana Laudato Si nos convida a uma profunda reflexão e compromisso para colaborar no cuidado do Planeta Terra e de toda a criação. No Projeto Vida Ir. Maria de Aquino, foram realizadas, ao longo da semana, atividades enfatizando a temática. Mas, durante todo o percurso, sempre é lembrado o compromisso de todos com o cuidado com a Casa Comum. 

Para fortalecer hábitos saudáveis, a educadora realizou, junto às crianças e adolescentes e o apoio do colaborador responsável pela área externa da Unidade, momentos de revitalização da horta, onde aprenderam sobre o cultivo da terra e o plantio de hortaliças, ervas medicinais e temperos. O intuito foi demonstrar a importância do resgate do cultivo de alimentos naturais para uma alimentação saudável e sustentável, reduzindo o consumo de industrializados e alimentos ultraprocessados. Foi demonstrado o plantio de alguns vegetais em pequenos espaços, não sendo a moradia em apartamentos ou casas sem quintal uma impossibilidade, reutilizando garrafa pet para este plantio. A dica é descascar mais e desembalar menos.

Além da prática na horta, houve também momentos de reflexão da temática, com informações das diversas atitudes que a sociedade pode e deve praticar no seu cotidiano, a fim de reduzir os danos ambientais causados pelo próprio ser humano. Como exemplos: uso consciente da água, utilização de transporte público ou transportes que não poluem o meio ambiente, como a bicicleta; opção por consumir alimentos de produtores rurais da agricultura familiar, redução do consumo de carnes, etc. Proporcionou-se momento de contemplação da natureza, valorizando o oxigênio sem poluição, o que infelizmente não acontece em muitos grandes centros urbanos, que não se preocuparam em arborizar os espaços e sim em desmatar para construção de prédios. As crianças fizeram desenhos retratando a horta do Projeto Vida e conversaram sobre as verduras e legumes que gostam de comer, e sobre a expectativa pelo crescimento e colheita do que plantaram.

Foi observado o grande entusiasmo das crianças e adolescentes com as atividades propostas, principalmente com o plantio na horta, despertando o interesse na continuidade do cuidado com esse espaço sagrado. Que a Semana Laudato Si continue contribuindo para o incentivo da vivência saudável e harmônica da humanidade, pois o cuidado com a Casa Comum é urgente e é dever de todos.

Camila Gumier – Coordenadora de Projeto Social