No Ano Jean Gailhac, o tema do mês de agosto – abertura aos sinais dos tempos – foi uma oportunidade de refletir com as crianças e adolescentes sobre cultura de paz e juventude.
Iniciando com a pergunta “o que são os sinais dos tempos?”. Diante das respostas, podemos resumir que sim, são os sinais dados por Deus às nossas vidas. Os sinais estão à nossa volta e há uma urgente necessidade de identificar e ficar atentos às consequências dos nossos atos; precisamos com urgência semear a esperança para modificar o futuro; e, a todo momento, se perguntar: como estão minhas atitudes; será que estão de acordo com os ensinamentos de Deus?
A educadora trouxe para a roda de conversa os seis pilares da cultura de paz, que vão de encontro com a temática. Após as crianças e adolescentes conhecerem e expressarem sobre cada um dos pilares, concluímos que, quando falamos em “cultura da paz”, nos referimos a num todo; e não significa momentos de paz, e sim a paz em todas as situações, sendo a paz um conjunto de princípios, valores, conhecimentos e procedimentos pacíficos no mudo ao qual pertencemos.
O momento oportunizou crianças e adolescentes a refletirem que é preciso pensar desde já; que eles serão os futuros jovens e podem fazer a diferença e contribuir para um mundo melhor.
O Ano Jean Gailhac, que tem por lema “um coração sem fronteiras”, nos convoca a atuar sobre os sinais dos tempos, começando em nossos espaços de convivência, incentivando pensamentos e atitudes que construam a paz, para que tenhamos futuros jovens cheios de boas ações e felizes.
Sheila Duriguetto – Educadora Social