Diante da impossibilidade de atendimento aos(às) beneficiados(as) de forma presencial desde a metade do mês de março, a equipe de colaboradores do Projeto Vida Pe. Gailhac São Sebastião precisou se adequar a uma nova metodologia que possibilitasse o acesso às atividades. A metodologia encontrada foi o desenvolvimento do trabalho home office. Assim, a equipe, cada um em sua respectiva área de competência, gravou vários vídeos para serem enviados às famílias. O material preparado pelos educadores abordava desde sugestões de atividades interativas entre as crianças, os adolescentes e suas famílias, como sugestões de brincadeiras, criação de jogos, contação de histórias, leitura de mensagens motivadoras, e sugestões de exercícios físicos por meio da capoeira. A edição dos vídeos foi realizada pelo educador Wesley Guerra.
A colaboradora Doralice Porto, cozinheira da unidade, gravou diversos vídeos ensinando várias receitas que os(as) beneficiados(as) gostam, dentre elas, receitas saudáveis a partir do reaproveitamento de alimentos. Isto, além da realização de pesquisas sobre protocolos de cuidados na cozinha, durante o período de pandemia, para envio às famílias e compartilhadas com a própria equipe. A auxiliar de serviços gerais, Divanete Soares, ensinou como fazer máscaras de proteção em casa, além dos cuidados que se deve ter dentro e fora de casa para evitar a contaminação e a transmissão pela COVID-19. E falou inclusive sobre a importância dos cuidados que todos devemos ter para evitar a dengue. A colaboradora também realizou estudos sobre protocolos de cuidados para higiene e atendimento ao público, em período de pandemia.
As educadoras – Imaculada Ribeiro e Jussara Pereira – confeccionaram máscaras de tecidos, costuradas em casa para serem ofertadas aos beneficiados no retorno das atividades.
Visando contribuir para assegurar às famílias atendidas informações seguras sobre a situação atual, os colaboradores/as e a coordenação construíram uma cartilha informativa, abordando a doença, as formas de prevenção, os principais cuidados em caso de contaminação, dicas para manter a saúde mental e um informativo passo a passo para a obtenção dos benefícios do auxílio emergencial e eventuais, no âmbito do Distrito Federal. A cartilha foi entregue às famílias junto com as doações de alimentos.
Ainda no trabalho home office, os colaboradores estão realizando estudos de textos e pesquisas referentes à qualificação no atendimento.
Vânia Fonseca (Educadora Social) e Françoise Brito (Assistente Social)