Após momento formativo sobre o tema “Sinodalidade”, ministrado pelo IRSCM – Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, iniciamos em fevereiro o processo de discussão sobre o tema, entre a equipe de colaboradores da Unidade.
A discussão partiu do micro (relações com a gente mesmo) para o macro (relações com o outro, com o cotidiano e, enfim, com a casa comum). Durante estes momentos, percebemos que todos nós carregamos, no cerne, algo de sinodalidade, porém precisamos colocar a serviço.
Com toda a disponibilidade para nos tornar pessoas melhores e multiplicadores, programamos momentos e discussões para reflexão, para sermos pessoas melhores e atentas à prática sinodal.
Percebemos a sinodalidade em vários momentos da vida, mas podemos citar:
No dia 08 de março, celebramos o Dia Internacional das Mulheres e, para esta celebração, optamos realizá-la com um toque sinodal.
As crianças e adolescentes alegraram o coração de várias mulheres (meninas, jovens, senhoras e idosas) do território, entregando-lhes um cartão com uma flor e dizendo-lhes palavras de empoderamento, reconhecimento e elogios.
Aparecida Chácara – Assistente Social
Nilmara Santos – Pedagoga Social
Simone Afonso – Coordenadora de Projeto Social