RSCMB > Notícias > Jornada Vocacional _ Ubá

Jornada Vocacional _ Ubá

 

Nos dias 27 a 29 de abril de 2016, em Ubá, “Cidade Carinho”, aconteceu a 2ª. JORNADA VOCACIONAL. Com a colaboração da Irmã Suzana, duas jovens Pré-noviças – Rhânela e Daniela, e eu.

O foco principal para todos os grupos era “Vocação”; e a temática para cada um variava conforme a realidade, por exemplo: Projeto Vida Maria de Aquino, Colégio Sagrado, Grupos de Adultos. Isto foi dialogado com grande carinho com as crianças, pré-adolescente e educadores. A meninada fez teatrinhos, cantorias e conversas conosco sobre o chamado de Deus à Vida. Tudo muito bom e com um retorno da acolhida exemplar.

Dos 6ºs ao 3º ano. Aqui se dialogou sobre o chamado que Deus faz a cada um(a) de maneira particular… onde, quem, quando e como Ele quer! Fomos desafiadas pelos jovens com perguntas sérias sobre a nossa Vida Religiosa Consagrada no mundo de hoje, ou seja, bem dentro do contexto sócio, econômico, político e religioso. Dialogar isto conosco e com as formandas teve um sabor bem diferente na provocação de nossos jovens. E quantas descobertas para nós, e sobretudo para os jovens; e muitos ficaram mexidos e provocados também. Uma jovem do 1º Ano do Ensino Médio disse assim: hoje descobri a minha vocação! Ela chorava muito e com isto todo o grupo chorou muito, inclusive nós.

Em seguida tivemos o Grupo Vagalume, com o Voluntariado e a Espiritualidade RSCM. Que maravilha, meu Deus! É muito bom escutar o que os meninos têm a nos falar. E com certeza Deus vai realizando a Sua Obra, nas pequeninas coisas.

Logo, logo tivemos os Pais dos candidatos à Missão Jovem. Vocação à maternidade e paternidade. Foi um momento de Graça dialogar com as famílias e eles, com muita alegria, nos agradeciam a felicidade de seus filhos. Sentem que os filhos mudaram e muito na relação com esses projetos e que, por isso, são mais felizes; e também nos desafiaram a responder: como Deus continua chamando pessoas para o Seu Seguimento?

Durante a noite a moçada do Curso Noturno foi questionada na formação em Técnicos de Meio Ambiente, como pôr em prática a Campanha da Fraternidade. Neste contexto, nós os desafiamos também na dimensão do chamado de Deus à Vida. Pois é Deus que sabe o melhor para cada um de nós.  Para isto precisamos escutá-lo com interesse.

A seguir foi a vez do Grupo da Melhor Idade, Projeto Coração Aberto e Família Ampliada SCM. Saber envelhecer! Este momento nos proporcionou a alegria, do encantamento e compromisso de pessoas tão simples e dispostas a colaborarem com o outro.  Deus é muito interessante… fala conosco porque fala, e pronto! Elas acharam bom perceber entre nós meninas, respondendo ao chamado de Deus. Aqui Rhânela e Daniela foram estrelas e desafiadas à missão.

Depois, foi a vez da Família Ampliada SCM e dos Funcionários (dois grupos), onde a solidariedade foi fundamental. De novo nos interpelaram sobre a continuidade da Vida Religiosa  e, a partir do chamado Vocacional,  também dialogamos muito, incentivando a ajudarem a juventude a descobrir: o que Deus quer de suas vidas? Como podem ver, tivemos mil maneiras de provocar e também de ser provocadas, pelas suas perguntas questionadoras.

Ùtimo grupo – Candidat@s à Missão Jovem SCM. Nossa! São quarenta vagas e estavam presentes mais de 100 participantes, entre Ex-alunos e alunos do 8º ao 3º. Ano do Ensino Médio, e mais quatro Escolas Estaduais em parceria. Uma multidão! Foi bom demais perceber essa juventude com fome e sede de ajudar e de se lançar na Missão, o que mais toca ao coração dessa moçada. O encontro terminou com um gostoso lanche para todos e “aquela foto” que recebemos de gratidão na nossa avaliação final.

Agora aproveito para dizer à Professora Jane e sua Equipe como é bom estar em Ubá! Obrigadas, Jane, Evandro e Andreia; vocês são incansáveis no acompanhamento e fraternidade conosco. Educadores de excelência acadêmica e fraterna, obrigada! Funcionários Nota Dez! que presença e serviços de qualidade, valeu! Nós, Irmãs e Jovens Formandas, agradecemos. Foi muito gratificante para nós. Crianças, Adolescentes, Jovens, Formigas e Vagalumes: vocês são estrelas a brilhar nesta Escola. Parabéns, de novo! Não deixem a lamparina apagar nunca, sejam óleo, para nunca acabar a Chama! Vocês são lindos e carinhosos. Irmã Suzana, Rhânela e Daniela, o que seria de mim sem essa colaboração?! Muito obrigada, vocês foram incansáveis no serviço, na escuta e na colaboração fraterna. Sobretudo, quero reforçar aqui o FOCO, vocês não mudaram o foco das falas, isto é fundamental nessa parceria. Obrigada!

Como Equipe Juventude – Animação Vocacional, agradecemos a tod@s pela acolhida; e não posso deixar de incluir a pessoa da Elisangela, o Enrico e Cacá, pelas saídas e comidinhas gostosas na Quermesse da Igreja e na sua casa. Que delícia! Só Deus para retribuir o carinho. Obrigada!

Ir. Maria Lúcia Araújo da Silva

Veja Mais: