Vocação: Procuramos crescer no conhecimento e amor da pessoa de Jesus Cristo para torná-Lo conhecido e amado por muitas pessoas, “Para que todos tenham vida e vida em plenitude.” É o nosso carisma e missão.

Espiritualidade:

Somos marcadas pela espiritualidade cristocêntrica que se fortalece na oração pessoal e comunitária, na vida em comunidade e no projeto missionário assumido pela congregação. Temos Maria como modelo.

Um jeito peculiar:

Somos Irmãs do Sagrado Coração de Maria que buscam participar da missão geradora de vida de Jesus Cristo indo ao encontro dos mais necessitados, das vozes silenciadas neste mundo marcado pelo secularismo, individualismo e relativismo. Nossa missão tem como finalidade promover e defender a vida onde estivermos. Nossas energias missionárias hoje nos convocam a alargar o coração para os nossos irmãos e irmãs mais vulneráveis especialmente mulheres, crianças e jovens.

Amplitude:

Somos uma Congregação internacional, por isso podemos ser enviadas em missão a qualquer parte do mundo. Isto exige dos seus membros serem pessoas integradas em comunidade, estarem enraizadas em Deus e serem discípulas em missão. O fundador, Padre Gailhac, já dizia, numa das suas cartas às primeiras Irmãs: “Apenas nascidas, sem nenhuma previsão humana e em tão pequeno número, vocês seguiram para todas as partes do mundo.”

Comunidade:

Chamadas por Jesus Cristo a estar com Ele, somos enviadas em missão, por isso vivemos o discipulado em pequenas comunidades e assumimos diversos ministérios de acordo com os dons pessoais e as prioridades assumidas pela Congregação.

Dons pessoais:

Especificamente no Brasil, vivemos e desenvolvemos a missão da Congregação pela nossa presença nas escolas, nos projetos socioeducativos, em diversas outras pastorais, cada uma colocando seus talentos e dons a serviço da vida. Atingimos com nossos ministérios muitos alunos com a participação de colaboradores em 5 escolas Sagrado Coração de Maria; muitas crianças e adolescentes nos projetos socioeducativos com a ajuda de colaboradores leigos, grande número de jovens no trabalho com juventudes e famílias através do trabalho especifico com mulheres. Contamos também com grande número de membros da Família Ampliada SCM que busca viver a missão e espiritualidade da Congregação.

Ser Irmã do SCM, um caminho para você!

“A messe é grande, mas poucos são os operários…” Muitas jovens ao longo dos 165 anos de existência foram interpeladas por estas palavras de Jesus e se colocaram no seu seguimento de modo particular buscando a vida religiosa consagrada na Congregação das RSCM.
E você, o que faz dos seus sonhos? Que resposta quer dar a Deus e a este mundo contemporâneo no seguimento a Jesus Cristo?

Compartilhe isso: