Celebração pelo Dia da Consciência Negra – Pastoral da Mulher – Belo Horizonte/MG

Na tarde de quinta feira, dia 17/11, a Pastoral da Mulher de Belo Horizonte/MG celebrou o dia da Consciência Negra. Esta data é comemorada no Brasil no dia 20 de Novembro. Este dia está incluído na semana da Consciência Negra e tem como objetivo uma reflexão sobre a valorização da cultura afro negros na sociedade brasileira.

Esta data é comemorada em todo o Brasil e na Pastoral da Mulher não poderia ser diferente!

As atividades, na tarde de quinta feira, iniciaram com a produção de turbantes pela Lucinete dos Santos, (integrante da Equipe da Pastoral) juntamente com as mulheres. Era perceptível depois  colocarem os turbantes e maquilagem à satisfação e o “poder” em que elas se olhavam no espelho.

Em seguida, teve uma roda de conversa a respeito da temática. Essa data é um período de reflexão que chama atenção para uma luta que não pode cessar e podemos perceber que não é a raça, a religião ou a classe social que determina a inferioridade do ser humano.

Não importa se somos brancos ou negros. Todos merecemos o devido respeito. Todos merecemos as mesmas oportunidades. Cada um tem a sua importância, cada um tem a sua beleza e o seu modo de viver. Nesta tarde, refletiu-se principalmente sobre a autoafirmação e autoestima que todas as mulheres precisam construir diariamente para evidenciar o empoderamento que cada uma traz, bem como as conquistas.

Logo após as reflexões, foram realizadas diversas danças, brincadeiras, poesias e muita animação/músicas, coordenadas pela equipe da Pastoral, com a colaboração dos voluntários e dos alunos do Curso de Enfermagem da UFMG.

Encerrando o momento, foi servido um delicioso lanche!

Salve Zumbi! Salve Dandara! Salve Tereza! Salve todos os heróis e heroínas, negros e negras, que morreram lutando por justiça e liberdade! Estão vivos e serão sempre lembrados.

Colaboração de Iracema Soares – Equipe REAJE