Festa Junina – Projeto Vida Padre Gailhac – Belo Horizonte/MG

No dia 07 de julho, as crianças e adolescentes do Projeto Vida Padre Gailhac – BH, auxiliados pela equipe de educadores, realizaram a festa Junina com o tema “Devolva Meu São João”. O evento objetivou o resgate da tradicional festa junina com jogos, brincadeiras, apresentações de forró, casamento na roça, comidas típicas e correio elegante. O evento foi uma ótima oportunidade para que fossem fortalecidos os vínculos entre a equipe de educadores, as crianças, adolescentes, seus familiares e comunidade.

O ponto alto do evento foi à apresentação da quadrilha, quando crianças e adolescentes exibiram uma coreografia que emocionou a todos que assistiam, pois, além do figurino e dos movimentos da dança, os espectadores puderam ver a essência da tradicional festa junina, pelo comprometimento das crianças e dos adolescentes em reproduzir de forma simples, porém elegante, uma das maiores festa do nosso país.

O tema: Nos últimos anos a tradicional festa junina que acontece no Brasil e com grande representatividade no nordeste, tem sido invadida por diferentes ritmos musicais, deixando de lado o forró pé de serra que é típico da festa.

Grandes nomes da música nordestina como Elba Ramalho, Alcymar Monteiro, Santana, Trio Nordestino dentre outros, se opuseram a essa “modernização” da festa junina por acharem que, ao invés de agregar valores à festa, esse novo formato a descaracteriza e tira o espaço dos artistas que lutaram e lutam para que se mantenha viva as tradições de um povo. Vídeos e depoimentos de pessoas que defendem as tradições nordestinas começaram a circular pela internet, fazendo surgir um movimento de resgate a cultura nordestina denominado “Devolva Meu São João”.

A equipe de educadores sentiu a necessidade de aderir ao movimento por acreditar que as tradições devem ser mantidas e repassadas às nossas crianças e adolescentes para que aquilo que foi conquistado não se perca. A proposta foi levada para as crianças e adolescentes que acolheram com carinho e responsabilidade. Durante o evento foi realizado um movimento de fortalecimento e exposição do tema por meio da leitura de um poema realizado pelos adolescentes Gabryelle Franco e Pedro Henrique Gomes.

A proposta teve uma repercussão positiva, com vários pais parabenizando o evento como um todo e destacando a importância de se resgatar e manter viva as tradições. As religiosas do Sagrado Coração de Maria: Ir. Maria de Lourdes e Ir. Terezinha Cechin que prestigiaram o evento e se encantaram com a disponibilidade das crianças e adolescentes e elogiaram o trabalho realizado pela equipe do Projeto Vida.

Colaboração de Samuel Paulo Couto- Educador Social