No “Maio Laranja” é desenvolvida uma das temáticas de maior relevância para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV: a Campanha “Faça Bonito”, que objetiva o Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Com o propósito de refletir e orientar, foram realizadas diversas atividades sobre o tema junto às crianças e adolescentes, destacando: confecção de cartazes, panfletos e florzinhas, símbolo da Campanha, durante a Oficina de artes. Nos encontros dos Grupos de Convivência, as educadoras refletiram a temática junto aos adolescentes, com apoio de livros e cartilhas, abordando de maneira lúdica o assunto com as crianças, utilizando-se de desenhos para colorir; na Oficina de Prática Teatral, foi proposto a criação de cenas/diálogos com orientações para as crianças e adolescentes sobre como reagir diante de abuso sexual; e, para finalizar, foi realizada uma mobilização no território, através de uma passeata com panfletagem.
Além das atividades e ações citadas acima, a Equipe Técnica, Educadoras Sociais e Oficineiros da Unidade participaram, no dia 21 de maio, do 4º Fórum Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Houve a palestra “O Sistema de Garantia de Direitos em Situações de Violação de Direitos de Crianças e Adolescentes”, conduzida pela Dra. Luciene Colli, advogada e professora universitária. O evento contou também com debate e apresentações do trabalho em rede de diversos órgãos da garantia de direitos e segurança pública, representados por conselheiros tutelares, equipe do CREAS, psicólogo do CRAS Cohab, Secretaria Municipal de Saúde, Polícia Militar e Civil.
É importante o debate, reflexões, mobilizações e visibilidade da campanha. Mas, mais do que isso, para “fazer bonito”, toda a Sociedade precisa sempre estar comprometida e alerta, em prol da proteção de crianças e adolescentes.
Camila Gumier – Coordenadora de Projeto Social