O Maio Laranja é uma ação importante para conscientizar toda a sociedade no enfrentamento às violações de direitos de crianças e adolescentes. O Dia 18 de Maio marca esse mês como o dia de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. Nesse sentido, visa contribuir para a autoproteção do público infantil. A Unidade Socioassistencial de São Sebastião-DF desenvolveu várias atividades com os beneficiados.
Durante todo o mês de maio, foram realizados junto aos beneficiados vários trabalhos reflexivos sobre a importância do autocuidado, o conhecimento dos direitos da infância e a apresentação dos Órgãos de Proteção. As crianças e adolescentes construíram cartazes, poemas, faixas, móbiles e campanhas de repúdio às violências que são praticadas contra o público infanto-juvenil. A culminância das atividades ocorreu com a participação do PVPG em mobilização pública organizada pela Rede Socioassistencial (CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Promotoria de Justiça e Ministério Público) e também de Instituições Sociais locais que atuam na área da infância.
Durante a caminhada, algumas instituições fizeram apresentações culturais. O Projeto Vida Padre Gailhac, por sua vez, apresentou um poema que foi construído coletivamente com as crianças e adolescentes. O texto foi lido por Julia Kayene, adolescente beneficiada pela Instituição.
Para além de ensinar as nossas crianças e adolescentes a se autoproteger, acreditamos que é fundamental a parceria com a Rede de Proteção. Afinal, a defesa, a proteção e a promoção dos direitos de cidadania de meninos e meninas é dever de todos.
Vânia Rodrigues – Educadora Social