Projeto Vida Padre Gailhac da Serra/ES comemora o Mês da Família

Agosto foi um mês especial para as crianças, adolescentes e famílias do Projeto Vida Padre Gailhac de Serra/ES. A unidade se organizou para propor um mês voltado para o fortalecimento dos vínculos familiares. Nossa programação proporcionou aos familiares e aos atendidos vários momentos de convivência, sendo eles protagonistas de várias ações. O “Café Com Partilha” trouxe o momento de café da manhã e café da tarde como uma experiência afetiva e de partilha de cada realidade familiar; a “Oficina Para as Famílias” propôs a realização de atividades em que os familiares estavam na condição de aprendizes; já a “Família Oficineira” trouxe a proposta de que os próprios familiares pudessem conduzir oficinas para os atendidos; e, para encerrar o mês, o encontro externo com as famílias, aliado ao trabalho familiar executado pelo CRAS, por meio do PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), ofereceu uma manhã de convivência entre os familiares, que puderam ir ao cinema assistir a um filme temático, finalizando com um delicioso almoço. Abaixo detalhamos um pouco mais a nossa programação.

CAFÉ COM PARTILHA – Fez parte da programação do Mês da Família o encontro chamado “Café com Partilha”, em que as crianças e os adolescentes puderam convidar os responsáveis para tomar um café da manhã ou da tarde conosco, no Projeto Vida. Cada grupo teve o seu dia específico e durante o café foi realizada uma dinâmica, com o intuito de propiciar a partilha de características familiares. Ao fim do café, cada família foi desafiada a realizar uma tarefa que funcionaria como uma vitamina para motivar a convivência e o fortalecimento dos vínculos no núcleo familiar. Dentre as tarefas estavam: assistir filme juntos, almoçar ou jantar juntos, deixar recadinhos de carinho pela casa, dizer eu te amo todos os dias, abraçar todos os dias, entre outras. Percebemos que estes momentos puderam estreitar os laços entre as crianças e os adolescentes e o seu grupo e contribuir para o fortalecimento do núcleo familiar.

OFICINA PARA AS FAMÍLIAS – A partir de uma demanda levantada pelas famílias e com o intuito de aproximar os responsáveis do trabalho desenvolvido na instituição, foi promovido um dia de “Oficina Para as Famílias”, em que cada criança e adolescente pode convidar os responsáveis para participar de atividades no Projeto Vida. As oficinas desenvolvidas foram: DANÇA, ESPORTE e ARTESANATO, planejadas com base no perfil do público atendido pela instituição, de modo que fosse divertido e desafiador e que trouxesse no seu decorrer uma mensagem para reflexão.

FAMÍLIA OFICINEIRA – Com o objetivo de identificar e valorizar potencialidades nas famílias dos usuários do Projeto Vida, foi realizado um dia de “Família Oficineira”. Nesta atividade foi aberto um espaço para que os familiares pudessem exibir um pouco de suas habilidades em diversas áreas e tomaram, assim, o lugar dos educadores. Esta atividade pode contribuir no fortalecimento do núcleo familiar à medida que a criança ou o adolescente passa a ver com outros olhos as habilidades dos entes da sua família, que muitas vezes passam despercebidas no dia-a-dia. Consideramos ter sido tímida a participação das famílias, porém muito significativa.

ENCONTRO EXTERNO COM AS FAMÍLIAS – Para encerrarmos o mês da família, realizamos um encontro externo com os responsáveis, que chegaram ao Projeto Vida às 7h da manhã de um sábado, tomaram um delicioso lanche e foram levados ao Cinema. O filme escolhido foi “Extraordinário” que traz um drama familiar, de forma leve e emocionante e reforça a todo tempo o importante papel da família no fortalecimento e no empoderamento das crianças e dos adolescentes frente às adversidades da vida. Na obra, temas como bullying, preconceito, empatia e respeito às diferenças são abordados de uma forma delicada e emocionante, e levou risos e lágrimas de emoção a todos que estavam presentes. Ao retornarmos para o Projeto, nos esperava um delicioso almoço, fechando assim o nosso mês da família.

Wellington Fernandes – Orientador de Atividades Socioassistenciais e Aline dos Santos Duarte – Assistente Social