REDE JPIC RSCM: Começa Encontro Internacional em Belo Horizonte

Desta sexta feira (13) até o próximo sábado (21), é realizado o Encontro Internacional da Rede JPIC RSCM, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Mais que uma sigla para JUSTIÇA, PAZ e INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO, JPIC é a filosofia de vida abraçada pelas irmãs do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria (IRSCM) e colaboradores leigos na Missão.

IMG_2652
                                                       Irmãs integrantes do Grupo JPIC Internacional

 

O evento é um valioso momento de partilha e aprendizado da “transversalidade presente em nossa vida e na nossa missão, na diversidade dos nossos ministérios”, conforme disse Irmã Rosa de Lima Pereira, animadora dessa Rede na Província Brasileira e responsável por organizar o encontro, aqui, na Província Brasileira, juntamente com o Conselho Provincial.

Além da organização e participação da Irmã Rosa de Lima Pereira, o evento também conta com a presença das Irmãs Virgínia Dorgan e Cathy Minhoto, ambas da Província Americana, Ir. Ellen O’Leary, Província Europeia do Norte, Ir. Manuela Queirós, Província Portuguesa, Ir. Jacinta Ossumane, Região de Moçambique, Ir. Pamela Penkert, Região da Zâmbia, Ir. Mary Genino, Representante do Conselho Geral, Irmã Veronica Brand, Representante das RSCM na Organização das Nações Unidas (ONU) e Ir. Mary Jo Mcelroy, Coordenadora da Rede JPIC Internacional. As Irmãs Ana Helena Andreão, Provincial Brasileira, Delva Piedade de Oliveira, Audília Conceição Cunha, Mª Helena Morra e Marina Queiroz, todas igualmente da Província Brasileira, também participam do encontro, que ainda conta a colaboração dos assessores convidados Pedro Ribeiro de Oliveira e Rodrigo Péret.

Durante os oito proveitosos dias do encontro, as Religiosas farão diversas atividades e uma importante visita à cidade de Mariana, município localizado na região Central de Minas Gerais e que foi surpreendido com o maior desastre ambiental do Brasil em novembro de 2015. A ida até a cidade foi planejada com o objetivo de promover reflexão sobre a tragédia, além de fortalecer o compromisso da real necessidade do cuidado e preservação da Casa Comum e Criação, além da amplitude do olhar para o próximo.

Entre as atividades programadas para o evento, podemos destacar momentos de formação com os assessores convidados. Rodrigo Péret irá explanar sobre “Advocacia-Luta pelos direitos humanos” e Pedro Ribeiro de Oliveira “Análise da Conjuntura Brasil-Mundo-Igreja”. Além disso, as Religiosas pretendem rever o Plano JPIC de 2014 a 2017, assim como fazer os ajustamentos necessários para prosseguir. Tudo, é claro, guiadas por iluminados períodos de oração e confraternização, ambos marcados pela riqueza e expressão da internacionalidade.

Colaboração Ir. Rosa de Lima Pereira, RSCMB, e Tabata Martins Oliveira – Coordenadora de Comunicação Estratégica da Rede Sagrado.