Pular para o conteúdo

Exercício da Cidadania: temos aqui! – Projeto Vida Padre Gailhac – São Sebastião/DF

Neste mês de setembro, visando oportunizar o acesso às informações sobre direitos e sobre participação cidadã, e estimular o desenvolvimento do protagonismo dos/as usuários/as, o Projeto Vida realizou com as crianças e os adolescentes uma atividade sociopedagógica, que ressaltou a importância dos documentos pessoais e os direitos civis.

A atividade foi desenvolvida por meio de textos, preenchimento de Certidão de Nascimento e RG fictícios, debate em encontro virtual e construção de um folder que também foi entregue às famílias. O folder aborda a importância de documentos como: Certidão de Nascimento, CPF, RG, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor. O informativo traz, ainda, orientações sobre onde tirar os documentos no DF e o que é necessário apresentar para a aquisição. 

Além de motivar a participação cidadã por meio do conhecimento dos direitos relacionados aos documentos pessoais, a atividade visou contribuir também para incentivar as crianças e os adolescentes a terem seus documentos pessoais completos. Na mesma linha do despertar à participação na sociedade, houve o debate sobre a importância do posicionamento de forma crítica e consciente sobre as escolhas políticas, visando mudanças positivas para a sociedade. Para tanto, ressaltou-se que o exercício desse direito, o direito de escolher seus representantes, pode ser usufruído já a partir dos 16 anos, idade inicial para a aquisição do título de eleitor(a).

A atividade contou também com a participação das famílias, que apresentaram às crianças seus documentos originais. E, com base nestes, o auxílio ao preenchimento dos documentos fictícios. Nos encontros virtuais houve muito envolvimento das crianças e dos adolescentes, que relataram ter aprendido muito sobre seus direitos e gostaram, sobretudo, de realizar o preenchimento da carteira de identidade com suas digitais e desenhar suas fotos. Foi um importante momento para vivenciarmos o sentido de sermos verdadeiros(as) cidadãos(ãs).

Vânia Fonseca – educadora social