Roma, 04 de outubro, 2021
Na festa de São Francisco de Assis
Queridas Irmãs, queridos colaboradores,
Desde a Bella Roma, hoje chuvosa, com “ar” de que o inverno se aproxima, o meu abraço carinhoso.
Vivemos um momento precioso e de muita esperança em nossa Igreja sob o pastoreio do nosso corajoso Papa Francisco. No dia 10 de outubro 2021 teremos a abertura solene do Sinodo para uma Igreja Sinodal: Comunhão – Participação – Missão. Uma proposta com ênfase em uma Igreja peregrina, que caminha com o seu povo e supõe a participação de todos, em sinodalidade; e “o caminho começa com a consulta do povo de Deus nas Igrejas particulares, porque é a partir das Igrejas particulares que existe uma e única Igreja Católica”(Cf Lumen Gentium).
O querido Padre Jean Gailhac sempre viveu e insistiu na dimensão eclesial da nossa vida, que vem confirmada pelas nossas Constituições quando diz: “A fidelidade à Igreja é uma preciosa herança do nosso fundador Jean Gailhac”, e com ela procuramos estar em comunhaão (§ 11).
Rezemos, pois, e participemos deste importante momento na nossa Igreja, e cresçamos na capacidade de construir e viver na dinâmica da sinodalidade, que supõe inclusão, escuta, participação e comunhão – Circularidade.
Muito unida e confiante,
Ir. Paré Moreira, RSCM