Dia 13 de novembro é a data de nascimento do Fundador do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria (IRSCM), Padre Jean Gailhac. Seu legado permanece muito vivo para todos(as) aqueles(as) que dão continuidade à sua missão. O Projeto Vida é um desses espaços privilegiados, que tem como missão “A defesa da vida”, conforme o Carisma do IRSCM.
E para comemorar o aniversário do Fundador da Congregação das Religiosas, foram desenvolvidas várias atividades sociopedagógicas, dentre elas a construção de uma memória afetiva sobre a Unidade, a contação de história, abordando a vida e a obra do homenageado, a pintura da imagem de Gailhac, a partir da inspiração artística das obras de Beatriz Milhazes, e debates em encontros virtuais.
Para maior conhecimento sobre a história de Gailhac, foram enviados semanalmente, nos grupos de whatsapp institucional, capítulos da revista em quadrinhos “O Garoto Gailhac”. E para reforçar o conhecimento também foram realizados debates nos encontros virtuais. Objetivando refletir sobre a missão da Unidade Socioassistencial, e com base no Carisma de Gailhac, os beneficiados realizaram uma atividade de construção de memória afetiva sobre o Projeto Vida. Para tanto, cada um(a) retratou em forma de desenho um momento especial vivenciado na instituição. Ainda como parte das atividades sociopedagógicas, os atendidos pintaram uma arte sobre Padre Gailhac, tomando por base as obras da artista plástica Beatriz Milhazes.
Espelhados nas ações e no Carisma de Gailhac, o Projeto Vida busca contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, trabalhando em prol da garantia dos direitos dos cidadãos, fazendo cumprir também a missão deixada pelo nosso precursor que dizia que “Onde a vida está ameaçada é aí nosso lugar”.
Vânia Fonseca – Educadora Social,
Françoise Brito – Assistente Social.