Os educadores sociais de música, artes e teatro que atuam na unidade de Serra, estruturaram suas ações sociopedagógicas em projetos e iniciaram o ano dando uma cara nova às oficinas.
Na oficina de música já começaram a ser desenvolvidas as ações, relacionadas ao projeto Batucada da Vida, que pretendem por meio da percussão desenvolver habilidades artísticas, como o ritmo, a criatividade, a musicalidade e habilidades sociais quando trabalhada a prática musical de conjunto.
Na oficina de Teatro, há em curso dois projetos distintos desenvolvidos com faixas etárias diferentes. Com as crianças, o projeto “Teatro Com Formas Animadas” pretende, trabalhar a criatividade, a expressividade, habilidades manuais, além de a coletividade e da reflexão sobre temas variados na construção de números artísticos utilizando fantoches construídos no grupo, e junto aos adolescentes, o projeto “Teatro Fórum”, que por meio da linguagem do Teatro do Oprimido, busca promover discussões acerca de temas que perpassam as vivências dos participantes e estimular a construção de uma visão crítica sobre a realidade.
Na oficina de arte, o projeto “Diferentes Olhares Para os Sonhos”, a partir da referência do movimento surrealista, tem sido proposta uma reflexão sobre os sonhos e sobre a perspectiva de futuro.
Todos os projetos têm um período de execução definido e almeja-se que possam frutificar em exposições e números artísticos a ser apresentados às famílias e à comunidade, ampliando o impacto destas ações e estimulando o protagonismo e a participação das crianças e dos adolescentes.
Wellington Fernandes – Orientador de Atividades Socioassistenciais