Na semana entre os dias 02 e 06 de maio, a Unidade da Serra realizou um trabalho voltado à construção da identidade, empoderamento e o fortalecimento da auto- estima das crianças e dos adolescentes.
A educadora, responsável pela execução dos grupos de convivência com as crianças, utilizou a obra literária “O Mundo no Black Power de Tayó”, para abordar a temática com os participantes. O livro de autoria de Kiusam de Oliveira, mulher, negra e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), narra a história de uma menina negra que tem orgulho do seu cabelo crespo com o penteado black power, e de maneira empoderada lida com as agressões dos colegas de classe.
O trabalho foi realizado por meio de uma articulação com os educadores responsáveis pelas oficinas de teatro, música e artes, que auxiliaram a educadora no desenvolvimento da proposta junto às crianças. Os participantes se envolveram para o reconto da história em diferentes linguagens: teatro, desenho e leitura; e as produções foram apresentadas aos grupos.
Assuntos relacionados ao racismo têm surgido com frequência entre as crianças e os adolescentes, e acredita-se que a abordagem deste tema durante todo o percurso, sobretudo pelo viés do empoderamento da negritude e do fortalecimento da autoestima, pode contribuir para a desconstrução de comportamentos racistas, violentos e intolerantes, e para a construção de um presente e futuro mais justo e acolhedor para todos e todas.
Wellington Fernandes – Orientador de Atividades Socioassistenciais