Pular para o conteúdo

Celebrando a Semana Mundial do Brincar com socialização e ludicidade – Projeto Vida Padre Gailhac – São Sebastião/DF

O direito de brincar, além de ser reconhecido pela Constituição Federal de 1988, é previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em seu artigo 16, IV, onde cita: “o direito à liberdade compreende diversos aspectos, entre eles: brincar, praticar esportes e divertir-se”. É durante o brincar que a criança conhece mais sobre si e experimenta o mundo. 

Neste sentido, o Projeto Vida Padre Gailhac comemorou a Semana do Brincar promovendo a interação entre as crianças e os adolescentes, por meio da realização de várias atividades lúdicas, entre elas “caça ao tesouro” e atividades esportivas. As atividades ocorreram no dia 27 de maio na Unidade Socioassistencial.

Desde o início da pandemia em 2020, a Unidade Socioassistencial mantém as suas atividades de forma remota, enquanto aguarda a execução da reforma na estrutura física da instituição. Desde então, esse foi o segundo momento em que todas as crianças e adolescentes se reuniram para atividades de socialização e interação.

As atividades foram iniciadas com a acolhida dos participantes com dinâmica integrativa de apresentação. Logo em seguida, os participantes fizeram alongamento e várias atividades esportivas, como queimada, brincadeiras com cones e balas. No turno vespertino, uma das brincadeiras foi adaptada para incluir um dos beneficiados que não podia correr. Então, a brincadeira ocorreu com todos sentados.

As brincadeiras foram finalizadas com a atividade de “caça ao tesouro”, onde os beneficiados tinham que encontrar as pistas escondidas e pagar prendas para dar continuidade à busca do tesouro. Ao encontrar o tesouro, realizou-se uma dinâmica onde os participantes entregavam a caixa ao colega, atribuindo qualidades a ele e, no final, todos dividiram o tesouro, que era uma caixa de chocolates. Os beneficiados do turno vespertino contaram ainda com as ilustres presenças de Irmã Rhânella Oliveira, Assistente Pedagógica do CAEP, e Luciene Vieira, Coordenadora Educacional do EFAF e EM, que fizeram uma visita à Unidade Socioassistencial.

Para finalizar as atividades, os beneficiados receberam um delicioso lanchinho preparado pela equipe do Projeto Vida. Ao avaliarem as atividades, muitos atendidos relataram que o momento foi muito especial, para amenizar as saudades dos colegas, dos colaboradores e da instituição em si.

Para além das atividades realizadas neste dia, os beneficiados construíram também um jogo da memória com o tema “Direito de Brincar”.

Vânia Rodrigues e Maria Joseleine – educadoras sociais

Françoise Brito – assistente social.