As atividades diferenciadas de julho de 2022 da Unidade Socioassistencial contaram com muita diversão e aprendizado, a partir da realização de jogos e brincadeiras que promoveram descontração e socialização, além de reflexões voltadas para a sustentabilidade ambiental, mediante atividades artísticas, com foco na redução do consumo e a valorização da natureza.
Os meses de janeiro e julho são sempre muito esperados pelos beneficiados. Devido ao período de férias escolares, muitos não têm opção de lazer e ocupação. Assim, as atividades diferenciadas significam uma oportunidade de diversão nesse período. Por isso, as atividades são pensadas para promover alegria e entretenimento. Concomitante com as atividades recreativas, foram desenvolvidas outras, voltadas para reflexões sobre a valorização da natureza e os cuidados com a nossa Casa Comum.
Na primeira semana, foi desenvolvida uma atividade voltada para a importância da redução do desperdício e consumo de materiais danosos ao meio ambiente e, para isso, realizou-se a construção de uma arte por meio de elementos da natureza. O objetivo foi conferir um novo sentido a alguns itens que são considerados como descartáveis (como folhas e galhos caídos, flores e pedras) e observar como utilizar materiais simples e não estruturados, para aprender de modo divertido e sustentável.
Na segunda semana, a diversão ocorreu por meio de jogos e brincadeiras como futebol, peteca e queimada. Na terceira semana, realizou-se uma atividade artística, utilizando pedaços de troncos de uma árvore da Instituição, que caiu devido a ventos fortes e foi cortada visando o reaproveitamento. Utilizando-se de tinta guache, os beneficiados fizeram diferentes pinturas nas madeiras.
Na quarta semana houve mais brincadeiras e jogos, como jogos de tabuleiro, vôlei e queimada maluca.
Para a culminância, realizaram-se atividades de reflexão sobre a importância da reciclagem, por meio de uma atividade voltada para o conhecimento das lixeiras seletivas e também uma gincana, com tarefas engajadas na valorização do reaproveitamento, reutilização e redução do consumo.
Os beneficiados se envolveram muito com as atividades realizadas.
Acredita-se que a temática ambiental deve perpassar todas as ações desenvolvidas. Dessa forma, a Unidade Socioassistencial estará sempre buscando incentivar a responsabilidade ambiental.
Vânia Rodrigues – educadora social
Françoise Brito – assistente social