Entre os meses de abril e julho, a Oficina de Artes do Projeto Vida desenvolveu o projeto Jardim de Cores. Durante a realização das atividades, buscou-se ampliar o olhar do participante para com a comunidade, e estimular a valorização e o fortalecimento de uma relação de cuidado com o território.
O trabalho, inspirado na obra da artista Mylene Rizzo, foi realizado em etapas. O primeiro passo foi visitar espaços públicos de Jardim Carapina, para capturar as fotografias. As famílias também foram incluídas no processo e, através do aplicativo de mensagens, enviaram seus registros fotográficos. Além disso, foi realizada uma articulação com outros serviços do território, que também enviaram fotografias, que depois foram trabalhadas nos grupos.
O segundo passo iniciou com a apresentação da artista aos participantes; em seguida, foram realizados testes, com a feitura de bordados em tecido.
Após a revelação das imagens, as crianças e os adolescentes foram conduzidos ao terceiro passo, com os bordados e aplicações sendo realizados diretamente nas fotos.
O encerramento do projeto Jardim de Cores ocorreu com a realização de uma exposição, compartilhando com os demais colegas e familiares que acessam a Unidade, o trabalho produzido na oficina.
Conheça um pouco da artista: Mylene Rizzo é psicóloga, historiadora, fotógrafa e viajante. Os trabalhos manuais sempre estiveram presentes em sua vida; foi na fotografia bordada que encontrou o ponto de encontro. Bordados em fotografias de viagens baseadas em diferentes culturas e países percorridos por ela.
Wellington Fernandes – Orientador de Atividades Socioassistenciais