Durante o mês de agosto, após a celebração dos 32 anos do ECRIAD – Estatuto da Criança e do Adolescente, que virou notícia por aqui no mês de julho, a equipe da Unidade deu continuidade ao desenvolvimento da temática, diversificando as metodologias de abordagem.
Nesta ação, as crianças e os adolescentes participaram da escolha de algumas atividades pelas quais pudessem exercitar os conhecimentos adquiridos sobre a Lei 8069. Jogos, cartazes, poesias, gravação de vídeos, cenas teatrais e paródias – estas foram as áreas escolhidas e, a partir daí, os grupos se mobilizaram para a produção de todo o material.
Os grupos, engajados nas propostas, compartilharam momentos de muita diversão e aprendizado, construindo juntos conhecimentos a respeito do Estatuto da Criança e do Adolescente e o associando às suas vidas cotidianas. Acredita-se que se apropriar de seus direitos seja uma das formas mais potentes para uma participação cidadã consciente e ativa; e, neste sentido, a equipe da Unidade tem buscado diferentes formas de incentivo e motivação, mobilizando as crianças e os adolescentes a esperançar um presente e futuro mais justos para todos e todas.
Wellington Fernandes – Orientador de Atividades Socioassistenciais