No dia 15 de setembro, foi realizada pela psicóloga do Projeto Vida uma dinâmica com as crianças e os adolescentes, com o tema Setembro Amarelo – “Valorização da Vida”.
A ideia é promover uma reflexão e conscientizar a todos (as) para esse grave problema de saúde pública e que atinge mundialmente todas as classes sociais. Por isso a importância de conversarmos sobre o suicídio e entendermos sua realidade, para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.
Os suicídios podem ser evitados, desde que tenhamos conhecimento sobre seus sintomas, suas causas e formas de evitá-los.
A dinâmica se deu da seguinte forma: colocou-se o grupo em roda, assentando nas cadeiras, e uma mesa no centro com duas maçãs: para uma maçã deveriam tecer elogios e, para a outra, coisas desagradáveis. Depois a psicóloga partiu uma das maçãs, a que se encontrava sadia, suculenta e saborosa, no ponto para ser degustada, mostrando como se sente uma pessoa alegre e de bem com a vida. Já a outra maça se encontrava podre por dentro. Foi explicado que é assim que a pessoa se sente quando está triste, angustiada a ponto de cometer suicídio. E para finalizar ouvimos a canção “ENQUANTO HOUVER SOL” da banda TITÃS.
Maria Alice Bottaro – Psicóloga