Pular para o conteúdo

Comemoração do aniversário de Padre Gailhac – Projeto Vida Padre Gailhac – São Sebastião/DF

Em 2022, a comemoração do aniversário de Padre Gailhac teve um motivo ainda mais especial: o lançamento do Ano Jean Gailhac em homenagem ao fundador do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria (IRSCM) que hoje, somada a vários leigos, dão continuidade à missão deixada por Gailhac em defesa da vida onde ela se encontra ameaçada. Mesmo com o atendimento remoto, a Unidade Socioassistencial de São Sebastião não deixou de celebrar este marco. Para tanto, realizou atividades sociopedagógicas em encontros virtuais e também propôs aos beneficiados a realização de um gesto concreto de solidariedade na família ou comunidade. 

Nos encontros virtuais foram realizadas atividades de contação de histórias sobre a vida de Gailhac, reflexões sobre as referências que influenciaram sua vida e que o levaram a se tornar padre, responsável por um legado que permanece vivo nas ações sociais inspiradas em seu Carisma. “Não serei um outro padre qualquer. Serei um padre bom e santo”, disse ele certa vez.

A partir das referências de Gailhac, os beneficiados também trocaram ideias sobre as pessoas que consideram referências em suas vidas. Para além dessas atividades, os atendidos foram convidados a retratar Gailhac de acordo com a visão de cada um. 

Foi realizada também uma atividade em que foram apresentadas aos beneficiados algumas cartas do Fundador, meio de comunicação em que Gailhac utilizava como forma de acolher e fortalecer as Irmãs. Sobre o gesto concreto, um atendido separou as roupinhas do seu irmão de três meses para ajudar uma grávida. Outro beneficiado escreveu uma cartinha carinhosa para seu avô. Outros relataram que ajudaram colegas na escola a também escreverem cartas para pessoas da família. 

Como meio de proporcionar maior conhecimento sobre o Carisma de Gailhac, ‘banners’ com frases do religioso estão sendo enviados diariamente nos grupos de whatsapp institucional.

Apesar de as atividades ocorrerem de forma remota, os beneficiados participaram ativamente de todos os momentos propostos. Ao realizar as tarefas, demonstraram o quanto é prazeroso realizar gestos pequenos. Afinal, cada gesto pode significar e fazer grande diferença na vida das pessoas. Assim pensava Gailhac. Que o seu exemplo de entrega, doação e fidelidade ao Projeto de Jesus Cristo se eternize em cada um de nós. Viva Gailhac! 

Vânia Rodrigues – educadora social 

Françoise Brito – assistente social