No mês de fevereiro, na Unidade Socioassistencial de Sebastião-DF, foi todo dedicado às comemorações mais que especiais, a celebração da data de aniversário de nascimento de Mère Saint Jean, o aniversário de 174 anos de fundação do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria (IRSCM) e a comemoração do Ano Jubilar de Gailhac.
O atendimento na Unidade socioassistencial ainda permanece de forma remota enquanto ocorre a organização da logística pós-reforma para o retorno presencial. Ainda assim, as datas foram celebradas por meio de atividades realizadas nos encontros virtuais. Para comemorar o aniversário de Mère Saint Jean, houve contação de história sobre a vida da religiosa. Em seguida, os participantes foram provocados a pensar e a relatar histórias de pessoas que consideravam especiais, assim como de Mère Saint Jean. A maioria dos participantes reconheceram que suas mães são exemplos de pessoas que se doam, abrem mão de si mesmas para cuidar dos filhos e demais pessoas que precisam delas.
Em comemoração do aniversário de 174 anos do IRSCM, foi apresentada a história do IRSCM por meio de um vídeo. Logo após, os beneficiados foram convidados a refletir sobre a importância das obras sociais do Instituto a partir da realidade da Unidade socioassistencial e a sua importância para os beneficiados e suas famílias. Os participantes fizeram desenhos e textos sobre a importância do Projeto Vida, retratando a relevância para acesso à garantia de direitos como brincar, socializar e proporcionar dignidade para suas famílias por meio das doações de alimentos.
Em comemoração ao Ano Jean Gailhac, foi refletido sobre a temática “Ser de Deus; Viver em Deus, de Deus e para Deus”. As reflexões foram motivadas com base no material encaminhado por Waldemar Bettio, membro do CAEP – Área Brasil -. O material nos remete à ideia de que para ser como Deus quer, o bom senso e a fé devem orientar a maneira de proceder. Dessa forma, os atendidos foram convidados a construir uma árvore e colocar em suas raízes os valores e as virtudes que são importantes para viver de acordo com a vontade de Deus. Como referência foram citados os valores e as qualidades de Gailhac.
Portanto, este ano será mais que especial para o Projeto Vida Padre Gailhac, pois em breve todas as comemorações serão realizadas presencialmente na Unidade Socioassistencial que teve a sua estrutura física toda revitalizada visando proporcionar mais conforto ao público atendido. Agradecemos em especial às religiosas do IRSCM e as pessoas leigas de boa vontade que motivadas pelo amor ao próximo dão continuidade à missão de Gailhac de defesa da vida onde ela se encontra ameaçada. Viva Gailhac, Mère saint Jean e todas as religiosas e leigos/as do IRSCM!
Vânia Rodrigues – educadora social
Françoise Brito – assistente social.