Pular para o conteúdo

Visita das irmãs Paré e Sipiwe marcam o retorno das atividades presenciais na instituição – Projeto Vida Padre Gailhac – São Sebastião/DF

A segunda quinzena de março foi mais que especial para os colaboradores e atendidos da Unidade Socioassistencial. Depois de muita expectativa, chegou o grande dia do retorno das atividades presenciais do Projeto Vida Padre Gailhac de São Sebastião. Para abrilhantar ainda mais esse momento, a instituição recebeu a visita das religiosas, Irmã Maria Aparecida Moreira (Ir. Paré) e Irmã Sipiwe Phiri, representantes do Conselho de Liderança do IRSCM, que foram acompanhadas pelo diretor do Colégio Sagrado Coração de Maria de Brasília, Rodrigo Ferolla, e da Coordenadora Pedagógica Geral, Vanessa Lopes. 

Para receber as visitas, a equipe preparou um momento místico acompanhado de música, especialmente cantada pelos beneficiados, e de um momento de ofertório. Para a oferta, foram apresentados símbolos significativos para a Unidade, como a imagem de Padre Gailhac e de Mère Saint Jean, a Bíblia Sagrada, a vela, o Estatuto da Criança e do Adolescente e uma cesta de pães. Os elementos representaram a Espiritualidade, a fonte de energia, o conhecimento e a contribuição para a segurança alimentar.

Participaram do ofertório beneficiados da Unidade, um ex-atendido da instituição e uma mãe e avó de três crianças atendidas. Ao fazerem a partilha, relacionaram o significado dos símbolos à importância da Unidade Socioassistencial para vida deles. Considerando a simbologia desse momento, as Irmãs Paré e Sipiwe, Rodrigo e Vanessa receberam como presente da equipe uma tela com a logomarca do Ano Jean Gailhac. A lembrança foi preparada pela Educadora Social da Unidade, Maria Joseline Lopes.

A religiosa, Irmã Paré, fez uma dinâmica com os atendidos, passando uma vela acesa para cada um dos presentes, ressaltando a importância de manter vivos nas atitudes e ações os valores de Gailhac. A visita à Unidade socioassistencial foi finalizada com um momento orante com a equipe de colaboradores.

Para além da visita à Unidade Socioassistencial, as Irmãs visitaram também um projeto social da comunidade que acolhe e atende imigrantes venezuelanos e é mantido pela Cáritas Arquidiocesana de Brasília. O objetivo foi conhecer um pouco do desenvolvimento dos trabalhos sociais presentes na cidade.

De modo muito especial, a visita das Irmãs contribuiu para fortalecer na equipe de colaboradores e nos atendidos a espiritualidade da instituição representada pelo Carisma de Padre Gailhac. Sem dúvida, reacendeu também, a motivação para a continuidade da Missão na defesa da vida, ressaltando que não se deve deixar a “lamparina apagar”. Quando se sentir fraco deve-se fortalecer em Deus e buscar inspiração em Gailhac.

Que seja para Unidade Socioassistencial um novo tempo de recomeço, transformação de vidas e reconstrução de histórias!

Vânia Rodrigues – educadora social

Françoise Brito – assistente social