Para a execução do atendimento neste ano, escolhemos como Tema de nosso percurso anual, “Além do Horizonte da Janela” e os seguintes Subtemas quadrimestrais: “Eu e Meus Sentimentos”; “Cada um do Seu Jeito, Cada Jeito é de Um”; e “Antes que as Luzes se Apaguem”. Elaborados a partir de inspirações literárias, terão, como objetivo, trazer de forma lúdica e atrativa as histórias, tornando-se parte das atividades cotidianas, mostrando um caminho diferente de aprender e absorver. Baseada nisso, a escolha dos subtemas traz nomes de livros, para que, ao ouvir, a criança e o adolescente entendam as propostas das atividades, o que se pretende alcançar e que, sim, é possível que reparem nas belezas, nos desafios e o que se pode aprender no que está “à vista” todos os dias.
Como incentivo à leitura, a Unidade, colocou em prática algumas ações que contribuem para este hábito tão necessário a todos. Entre elas estão:
1 – O Projeto “Mala Viajante”- acontece duas vezes por semana (2ª e 5ª feiras), em que uma criança e/ou adolescente, escolhe um livro na biblioteca da Unidade – “Padre Gailhac”, e o leva para casa numa pasta decorada, faz a leitura e escreve sobre o livro (algo como: quais são os seus valores? Qual a lição? Qual aprendizado e/ou sobre como se sente e etc.). Feito isto, a criança e/ou o adolescente, fará apresentação, leitura de suas escritas para os demais colegas e oferecerá a Mala Viajante a um(a) colega, para que faça o mesmo.
2- A Oficina de Leitura e Escrita, realizada quinzenalmente, ocorre das seguintes maneiras: 2.1) Trabalha-se um livro famoso, em que a leitura é feita de modo coletivo, cada um do grupo lê uma página, ou capítulo e, ao final, faz-se uma reflexão sobre o mesmo; 2.2) A leitura em dupla, em que escolhem um livro e, após a leitura, fazem apresentação para os demais grupos ou duplas; 2.3) “Continue a História”, é apresentado um parágrafo com imagens e o grupo deve continuar escrevendo o fim, ou o meio, ou ainda, os dois.
Ambas ações vêm proporcionando o incentivo da prática de ler e colaborar no desenvolvimento social e intelectual de crianças e adolescentes, com o intuito de mostrar que a leitura é uma ferramenta de “libertação” e ampliação de oportunidades. Estamos ainda com grandes ideias junto aos grupos, vem coisa boa aí….
Camila Gumier – Coordenadora de Projeto Social
Gláucia Vaz – Educadora Social