Durante a Semana Laudato Si, o Projeto Vida promoveu com as crianças e adolescentes momentos de reflexão sobre a Carta Encíclica Laudato Si, do Papa Francisco, sobre o cuidado com a Casa Comum. Todos (as) assistiram ao filme, A Carta, que faz apelo urgente sobre o consumismo e desenvolvimento irresponsável para com o meio ambiente.
Além das reflexões que já são realizadas em diversos momentos, a Semana Laudato Si trouxe como ensinamento propostas para que possamos repensar e despertar para a necessidade de mudanças de atitude. Assistir ao filme mostrou às crianças e adolescentes que se faz necessário uma mudança de comportamento como caminho para cuidar da Casa Comum.
O filme fala sobre um diálogo que pede uma mudança de coração; e, ao ouvir as crianças e adolescentes após assistirem o documentário, percebeu-se que esses corações foram tocados e quiseram entrar em ação; e perguntaram o que poderiam fazer para contribuir. A partir das ideias vindas das próprias crianças e adolescentes, a educadora com os grupos colocaram em prática algumas atividades.
Com um grupo de adolescentes, devidamente protegido e equipado com luvas e sacos de lixo, saíram em torno do Projeto Vida com a seguinte missão: observar as ruas, a vegetação da praça, córregos e mina do bairro, o lixo jogado nos ambientes públicos e, em seguida, foram recolhendo tudo que foi possível e, depois, entregue ao caminhão de coleta de lixo urbano.
Com os outros grupos foi realizado o plantio de sementes e uma árvore frutífera na horta do Projeto Vida; e para este momento, tanto de reflexão quanto de prática, contamos com a presença da Ir. Rosineia Reis, que enriqueceu o momento com palavras de sabedoria, quando disse: “Estamos interligados, somos aquelas vozes, e precisamos desenvolver a capacidade de cuidar uns dos outros e da casa comum.”
Sheila Duriguetto – Educadora Social