Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho, o Projeto Vida, vem realizando diversas atividades que envolvem a temática, incentivando a todos (as) a preservar e cuidar da Casa Comum.
A partir de rodas de conversa, imagens, documentário, a encíclica Carta do Papa Francisco (Laudato Si’), que se refere ao consumismo sem responsabilidade, convidamos crianças e adolescentes a repensar sobre sustentabilidade, uma vez que todos somos responsáveis pela preservação da terra. Repensar nossas ações e poder incluir: separação do lixo, uso consciente da água, plantio de hortaliças ou árvores, uso de sacolas reutilizáveis, reutilização de objetos, evitando descartes desnecessários.
Baseado nas reflexões, a educadora exibiu o filme, Wall-e, indicado para todas as faixas etárias que atendemos. O filme mostra a deterioração do planeta devido ao excesso de descarte de materiais no ambiente, poluindo o ar, a água e o solo, interferindo no aumento do aquecimento global e na sobrevivência de seres vivos. Wall-e se inicia no ano de 2700, tendo como cenário principal o Planeta Terra, basicamente desabitado.
Assistir ao filme, foi uma forma de mostrar às crianças e aos adolescentes que precisamos, urgente, de uma mudança de mentalidade, tanto individual quanto coletiva, aprendendo desde já a proteger e cuidar da diversidade do planeta buscando formas de viver em harmonia com o meio ambiente.
Diante das reflexões pretende-se dar continuidade em forma de ação em prol do cuidado com a Casa Comum, por meio de uma campanha de recolhimento do “lixo eletrônico” e destiná-lo a uma cooperativa local, que realiza reciclagem. Em breve enviaremos essa notícia, aguardem!
Diz-nos Padre Gailhac:
“A transformação não se opera com palavras vãs; são precisos atos, ações.”
Sheila Duriguetto- educadora social