Em 13 de julho, na sede da ONU em Nova Iorque Ir. Veronica Brand e seus colegas no Comitê da ONG sobre Desenvolvimento Social apresentou os resultados de sua pesquisa sobre “comunidades de base”.
Veronica trabalhando sobre esta investigação há mais de um ano, envolvendo RSCM “nas bases” em várias Províncias do Instituto das RSCM. O Comitê identificou projetos que envolvem grupos locais, de colaboração em que as pessoas identificam as suas próprias necessidades e desenvolvem estratégias econômicas para atingi-las.
Isto inclui economias participativas, tais como cooperativas, agricultura comunitária e projetos agrícolas; pequenas indústrias e empreendedorismo; micro grupos de financiamento e grupos de poupança.
Muitos são focados em mulheres que vivem em extrema pobreza. Três dos projetos apresentados no relatório são RSCM associados – no Brasil, Irlanda e Zimbabwe. O mais impressionante na apresentação foi o fato de que cada um dos 70 projetos indicam a interligação dos ODS e a capacidade de um único projeto para solucionar diversas metas. Eles oferecem uma forte mensagem para os Estados membros da ONU a considerar na implementação da Agenda 2030, em nível nacional. O desenvolvimento global sustentável é construído sobre projetos de desenvolvimento local. (Ir. Brigid Driscoll, RSCM).
*Texto retirado do Boletim Informativo semanal da Província Americana do Leste – rscm.
Colaboração Ir. Ana Helena Andreão, rscm
Tradução Ir. Rosa de Lima Pereira, rscm