O Dia Internacional para Erradicação da Pobreza é comemorado no dia 17 de outubro, um momento importante para refletir sobre os elevados números de pessoas que ainda vivem em situação de extrema pobreza, expostas à fome e violência.
Através de leituras e imagens, realizou-se uma roda de conversa, que teve início com a pergunta: o que se entende por pobreza? Diante das respostas, foi colocado para todos que pobreza não se entende como apenas falta de dinheiro e sim da privação de oportunidades básicas, como: educação, saúde, moradia, trabalho e alimentação, e que pobreza extrema é considerada um crime contra os Direitos Humanos.
Durante a roda de conversa, a educadora falou sobre os motivos que levam as pessoas a estarem nessas condições; e que, infelizmente, existem muitas pessoas vivendo nesta situação. Acabar com a pobreza é colocar o ser humano em harmonia com os seus direitos.
Ressalta-se que esse tema é tão importante que se tornou o primeiro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criado pela ONU em 2015, que tem como alvo acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
Neste dia foi salientado que cada pequena ação é um passo em direção a um mundo mais igualitário e justo; e toda sociedade deve se conscientizar de que cada pessoa merece uma vida digna e repleta de oportunidades.
Sheila Duriguetto – Educadora Social