No mês de janeiro, adolescentes da Unidade Socioassistencial e a educadora social, Vânia Rodrigues, participaram de uma roda de conversa sobre o tema: Meio Ambiente e Sustentabilidade. A atividade aconteceu no Centro de Formação e Cultura Nação Zumbi, entidade parceira do Projeto Vida. O momento proporcionou importante debate sobre a urgência da adoção de práticas sustentáveis visando a preservação do meio ambiente e de todos os tipos de vida.
A atividade foi conduzida pelo mediador Paulo Quermes, membro da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM). Paulo trouxe relevantes informações sobre a grave crise ambiental e os riscos que a população mundial corre se não houver, imediatamente, mudanças de hábitos e ações individuais objetivando o bem da coletividade.
Refletiu-se também sobre a importância da integralidade e solidariedade como forma de superação das desigualdades sociais e reversão do processo de destruição da natureza.
A atividade foi finalizada com uma provocação para os participantes, sugerindo o comprometimento individual na adoção de práticas que possam beneficiar a coletividade. Os/As participantes do Projeto Vida consideraram o encontro bastante positivo, principalmente para alertar sobre as consequências do desequilíbrio ambiental, na atualidade e no futuro próximo, bem como para repensar o sentido da coletividade, construindo vínculos sociais sustentáveis.
Vânia Rodrigues – educadora social